
A Expogrande 2026 vai ganhar um espaço inédito voltado à tecnologia e inovação no agronegócio. A novidade foi confirmada com a assinatura, nesta quarta-feira (10), de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). O acordo garante a instalação do Pavilhão Tech na 86ª edição da feira, marcada para acontecer entre os dias 9 e 19 de abril de 2026, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
A iniciativa é fruto da atuação conjunta entre a gestão municipal, por meio do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG), e a entidade que organiza a tradicional feira agropecuária. O objetivo do espaço é levar aos produtores rurais soluções tecnológicas aplicáveis à rotina no campo, com foco em aumento de produtividade, redução de custos e geração de novas oportunidades de negócios.
Com o tema “O futuro do agro está aqui”, a Expogrande 2026 pretende ampliar o debate sobre ciência, inovação e modelos produtivos sustentáveis. O Pavilhão Tech reunirá startups, empresas e instituições com projetos voltados ao agronegócio, abordando desde automação, inteligência artificial e biotecnologia até logística, rastreabilidade e monitoramento de lavouras e rebanhos.
A diretora do Parktec CG, Adriana Tozzetti; o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai e a prefeita Adriane Lopes oficializam Pavilhão TechA diretora do Parktec CG, Adriana Tozzetti, explica que o espaço representa um marco para o ecossistema de inovação da Capital. “A Expogrande é um dos maiores palcos do agronegócio brasileiro e agora passa a abrir espaço para quem está construindo o futuro do setor. Nossa missão é aproximar o produtor, o empresário e o investidor das soluções tecnológicas que realmente resolvem problemas reais do campo”, afirma.
Além de exibir tecnologias aplicáveis, o pavilhão funcionará como ponto estratégico de integração entre governo, universidades, setor privado e hubs de inovação, estimulando conexões e parcerias.
A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da iniciativa como vetor de desenvolvimento econômico e posicionamento de Campo Grande na rota do agronegócio moderno. “Estamos solidificando parcerias com os municípios da Rota Bioceânica. Podemos também fazer um convite internacional para que os países da América do Sul visitem a feira. São muitas construções positivas. Tudo que for pelo desenvolvimento da cidade, contem com a Prefeitura”, afirmou.
Segundo a gestora, a inovação aplicada ao agro é uma ferramenta estratégica para o crescimento sustentável da cidade e da região.
Para o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, o uso da tecnologia é uma exigência para quem deseja manter a agropecuária sul-mato-grossense competitiva. “É de extrema importância estarmos atentos às novidades tecnológicas e inseri-las na vida do produtor. Por isso estamos buscando essa parceria com a Prefeitura e com o Parque Tecnológico. A Prefeitura sempre foi grande parceira da Expogrande e ajuda a movimentar o nosso dia a dia”, pontuou.
A edição de 2026 da feira marca uma nova fase para a Expogrande, que segue conectando tradição e inovação. O Pavilhão Tech não apenas amplia o escopo da programação, como também consolida o evento como vitrine nacional de soluções que transformam o agronegócio brasileiro.

