tjmsmedidaprotetiva
HOMENAGEM

Ex-governador Pedro Pedrossian recebe homenagem póstuma por legado na educação

Maria Eduarda Pedrossian, neta do ex-Chefe do Executivo Estadual, foi para cidade de Cuiabá (MT) para evento que celebrou as conquistas em prol da educação

20 outubro 2023 - 14h50Abner Veiga
Maria Eduarda Pedrossian, neta do ex-governador de Mato Grosso Pedro Pedrossian, recebendo homenagem póstuma.
Maria Eduarda Pedrossian, neta do ex-governador de Mato Grosso Pedro Pedrossian, recebendo homenagem póstuma. - (Foto: Divulgação)
ENERGISA

Saiba Mais

Na noite da última segunda-feira (16), Maria Eduarda Pedrossian recebeu uma homenagem em nome de seu avô, Pedro Pedrossian, em uma emocionante cerimônia que aconteceu no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, junto da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, MT.

Canal WhatsApp

O evento celebrou os 55 anos do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, ao mesmo tempo, prestou uma grande homenagem ao ex-governador de Mato Grosso. A celebração destacou a grande contribuição para viabilizar o acesso ao ensino superior em Mato Grosso.

Rosa Maria Pedrossian, filha do ex-governador disse ao jornal A Crítica que se sente lisonjeada com a honraria. “É muito significativa por ser uma homenagem póstuma e ele ainda se encontra na memória do matogrossenses e, em especial, do povo cuiabano”, afirma.

Rosa também disse que as obras que a gestão de seu pai fez pelo Estado, mantém o legado vivo. “As obras falam por si, especialmente as três universidades, meu pai sempre falou que era importante não só trazer o desenvolvimento em obras físicas, mas também o desenvolvimento das consciências”, relembra.

Maria Eduarda Pedrossian, neta do ex-governador de Mato Grosso Pedro Pedrossian, recebendo homenagem póstuma.Maria Eduarda Pedrossian, neta do ex-governador de Mato Grosso Pedro Pedrossian, recebendo homenagem póstuma. - (Foto: Divulgação)

A história de Pedro Pedrossian foi reverenciada. Em 1966, quando assumiu como governador ele enfrentou vários desafios. Mato Grosso exportava continuamente sua juventude para outros estados em busca de ensino superior, muitas vezes sem retorno. Comprometido com a mudança desse cenário, ele solicitou um estudo detalhado para criar duas universidades, uma em Cuiabá e outra em Campo Grande.

Pedro Pedrossian, recebeu a Medalha de Honra da Ordem do Mérito Marechal Rondon, a maior honraria do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, e foi nomeado Patrono do Mérito Educativo dessa instituição.Pedro Pedrossian, recebeu a Medalha de Honra da Ordem do Mérito Marechal Rondon, a maior honraria do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, e foi nomeado Patrono do Mérito Educativo dessa instituição. - (Foto: Divulgação)

O ex-governador também atendeu ao pedido do Clube de Engenharia para criar um curso técnico de nível superior em Engenharia Civil em um estado carente de infraestrutura urbana, viária e saneamento básico. E ainda em 1966 ele assinou a lei que criou o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, que oferecia diversas licenciaturas, incluindo a de Engenheiro Civil.

Outro marco importante foi a criação do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande, que oferecia cursos como Farmácia, Biologia e Medicina. Paralelamente, Pedro Pedrossian trabalhou para estruturar fisicamente essas instituições e buscou a aprovação de uma lei federal que criaria a Universidade Federal de Mato Grosso.

A lei foi aprovada no final de 1970, quase no final do seu mandato como governador. O feito inédito plantou a semente de duas cidades universitárias em Mato Grosso, e por isso, ele recebeu a homenagem na cerimônia, incluindo uma Láurea de reconhecimento dos 2.128 engenheiros civis formados pela UFMT ao longo de 55 anos, e também foi agraciado com uma Medalha de Honra da Ordem do Mérito Marechal Rondon, a maior honraria do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, e foi nomeado Patrono do Mérito Educativo dessa instituição.

Láurea de reconhecimento dos 2.128 engenheiros civis formados pela UFMT ao longo de 55 anos.Láurea de reconhecimento dos 2.128 engenheiros civis formados pela UFMT ao longo de 55 anos. - (Foto: Divulgação)

Organizada por 400 engenheiros formados pela UFMT, o evento contou com a colaboração da própria universidade, do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Mato Grosso, da Mútua MT e da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas