
De maio a julho de 2021, acontece a segunda edição do evento Diálogos NEAB/UFGD, atividade de extensão realizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados (NEAB/UFGD) e que tem como premissa colocar em debate temas centrais da contemporaneidade no campo das relações étnico-raciais.
Sob o formato de conferências e debates on-line, devido à situação de pandemia, o evento traz à tona para toda a comunidade a reflexão sobre estudos antirracistas e (des) coloniais e suas interseccionalidades – desigualdades econômicas, de gêneros e sexualidades, geracionais, de origens, entre outras.

De acordo com a organização do evento, o projeto surgiu justamente da necessidade de se construir diálogos insurgentes, sobretudo em uma época, agravada pela emergência sanitária ocasionada pelo novo coronavírus, em que se acentuam as injustiças, as hierarquias raciais desiguais, o apartheid social, as crises identitárias, os conflitos e a necropolítica, que vêm pautando as lógicas da racionalidade do Estado moderno, centrado na ideia do uso da violência como mediadora de problemas.
“No entanto, objetiva caminhar de mãos dadas com uma pedagogia da esperança, protagonizada por aqueles e aquelas que lutam por uma nova condição de (re) existência e resistências, que constroem/sonham com outros mundos possíveis repletos de solidariedade, equidade, igualdade, justiça social, cognitiva e sexual”, afirma a professora Claudia Cristina Ferreira Carvalho, coordenadora do NEAB/UFGD e uma das organizadoras do evento.
COMO PARTICIPAR
Para assistir às conferências não é necessário efetuar inscrição, basta acessar o canal do NEAB na plataforma YouTube ou o perfil do Núcleo no Facebook, onde haverá a transmissão do evento ao vivo. Para confirmar a participação e garantir a emissão de certificado, será divulgado link para a assinatura de lista de presença em cada sessão.
O II Diálogos NEAB/UFGD conta com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN), do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGANT/UFGD) e do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD). Integram a comissão organizadora, além da professora Claudia, os servidores Felipe de Almeida e Luci Ana Lima.


