
O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitações de visto de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada inicialmente pela Fox News Digital e, depois, confirmada em postagens do próprio Departamento de Estado e da secretária de Imprensa, Karoline Leavitt, na rede X.
De acordo com o site do Departamento de Estado, os EUA trabalham com duas grandes categorias de vistos: os de não imigrante e os de imigrante.
Os vistos de não imigrante são destinados a viagens temporárias, como a participação de atletas em competições, deslocamentos a negócios ou estadias de estudantes. Já os vistos de imigrante são emitidos para quem deseja residir permanentemente no país, como pessoas que se casam com cidadãos americanos ou que vão trabalhar de maneira permanente nos Estados Unidos.
A publicação do Departamento de Estado informou que está suspensa a emissão de vistos de imigrante. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não especificou se a medida se aplica a todos os vistos ou se há alguma exceção.
75 países afetados
Segundo o texto divulgado, a suspensão atinge pedidos de visto de imigração de cidadãos dos seguintes países:
Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Butão, Bósnia, Brasil, Mianmar, Camboja, Camarões, Cabo Verde, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, República Democrática do Congo, Dominica, Egito, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Geórgia, Gana, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão e Iêmen.

