Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
02 de outubro de 2025 - 18h35
pmcg
INTERNACIONAL

EUA mudam regras de isenção de entrevista para visto de turismo e negócios

Solicitantes menores de 14 e maiores de 79 anos deixam de estar automaticamente dispensados; renovação segue com exceções

2 outubro 2025 - 16h15Redação O Estado de S. Paulo
EUA mudam regras para isenção de entrevista de vistos; menores de 14 e maiores de 79 não terão mais dispensa automática.
EUA mudam regras para isenção de entrevista de vistos; menores de 14 e maiores de 79 não terão mais dispensa automática. - Foto: Clayton de Souza/Estadão

O Departamento de Estado dos Estados Unidos atualizou, na quarta-feira (1º), as regras sobre quem pode ser dispensado da entrevista obrigatória para solicitação de vistos de não imigrante.

Canal WhatsApp

Com a nova determinação, menores de 14 anos e maiores de 79 anos não estarão mais automaticamente isentos de entrevista presencial, salvo em casos específicos previstos pelas exceções.

Em comunicado, o órgão informou que todos os solicitantes de visto devem, em regra, passar por entrevista com um oficial consular. As únicas exceções automáticas continuam sendo para alguns visitantes temporários da categoria B (turismo e negócios), trabalhadores agrícolas temporários do visto H-2A e viajantes oficiais de governos estrangeiros.

Renovação pode ser feita sem entrevista

Apesar da mudança, ainda há casos em que a entrevista pode ser dispensada. Solicitantes que renovem vistos B-1 (negócios), B-2 (turismo) ou B1/B2 (negócios/turismo) até 12 meses após a expiração do anterior, desde que o visto tenha sido emitido com validade total e o candidato tenha mais de 18 anos, podem ser elegíveis para a isenção.

O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo orienta que interessados consultem os sites oficiais das embaixadas e consulados para confirmar requisitos, procedimentos e atualizações sobre os serviços.

Paralisação do governo americano

As mudanças acontecem em meio à paralisação parcial do governo federal americano, após o Congresso não aprovar o orçamento provisório. Com o corte de recursos, servidores federais foram afastados, com exceção de profissionais considerados essenciais, como segurança e saúde.

A Embaixada dos EUA informou que, mesmo com o shutdown, serviços de passaporte e visto seguem funcionando enquanto houver capacidade operacional. Pelas redes sociais, o órgão alertou que seus canais podem não ser atualizados regularmente durante o período de restrições.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop