05 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
NEGÓCIOS

Conheça estratégias para conquistar o consumidor

Entenda como a Educação Corporativa pode contribuir para o sucesso dos negócios, tendo como conceito principal a busca pelo "Foco do Cliente"

30 maio 2016 - 16h42Da Redação com Assessoria
Cassems

Em tempos de crise, as empresas precisam se reinventar, rever seus métodos de trabalho e, em alguns casos, modificar o modelo de atendimento que é oferecido a seus clientes. Isso porque, muitas vezes, é exatamente este o ponto fraco do negócio.

Os pesquisadores e consultores Jochen Wirtz e Ron Kaufman, ambos com mais de 25 anos de experiência no assunto, difundem orientações de práticas simples baseadas em conceitos que podem aumentar as possibilidades de sucesso e serem adotadas em qualquer negócio.

Uma delas é aplicar programas de treinamento não apenas para os funcionários que estiverem em contato direto com o consumidor, mas para aqueles que ficam nos bastidores. A ideia é que todos tenham consciência das necessidades do cliente e assim possam melhorar seus processos produtivos. Esse conceito é chamado de “Foco do Cliente”, onde todos os departamentos da empresa precisam estar alinhados e preparados para entender e antecipar os movimentos dos clientes.

Outras dicas são: inovar no treinamento e no método de avaliação de satisfação do consumidor. Não concentre o treinamento em roteiros específicos, o funcionário precisa entender as preocupações dos clientes e depois agir. E tenha sempre o feedback do seu cliente para saber se está no caminho certo. Esse tipo de preparação normalmente não é ensinado na academia ou cursos técnicos e dependem de “Educação Corporativa”.

Conceito novo de capacitação profissional, a “Educação Corporativa” tem como propósito ajudar a transformar o conhecimento dos funcionários e colaboradores, de qualquer ambiente profissional, em resultados para as empresas e instituições as quais trabalham. O conteúdo programático não se limita à questões de atendimento, mas aborda todas as atividades dentro de uma organização já que o objetivo é melhorar resultados de uma forma geral.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, existe há dois anos o Pro-Fissa, uma escola que trabalha a educação corporativa e tem no seu "DNA", a melhoria dos índices de produtividade, otimização de recursos e entrega de valor para os clientes. Com uma fórmula simples e metodologia própria de ensino, o negócio está rompendo as fronteiras do estado e chegando até a Bahia, Minas Gerais e Paraguai.

A Escola Pro-Fissa disponibiliza cursos de mercado, imersão e certificação em educação corporativa. Com dois anos de mercado e mais de 300 pessoas formadas, a escola tem sido procurada por empresas, tanto para capacitar seus funcionários, quanto para buscar novos talentos com esse tipo de certificação.

“Ser um profissional produtivo, gerador de valor, não é modismo, trata-se uma nova fase na vida das pessoas. O mundo mudou, o consumidor mudou, as empresas precisam mudar. Qualquer semelhança com o que repassamos não é mera coincidência. Estamos na vanguarda das escolas de negócios do mundo”, salienta Régis Pereira Borges, um dos idealizadores do Pro-Fissa.

Empresas que não estiverem alinhadas com este novo cenário, esta nova forma de existir, estão ficando para trás, morrendo no meio do caminho.

 

 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE