maracaju
Águas Guariroba

Esteja atento com os vazamentos de água

17 fevereiro 2012 - 13h21

Os vazamentos de água na tubulação interna das casas provocam um grande desperdício e podem aumentar o valor da conta de água. Por mês, a Águas Guariroba, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, registra em média três mil e quinhentos casos de consumo elevado provocados pelo problema. A empresa orienta que os clientes monitorem seu consumo e fiquem atentos: identificar e consertar vazamentos internos é responsabilidade de cada morador.

Canal WhatsApp

Denizar Soares da Fonseca Jr, gestor Comercial da Águas Guariroba, explica que quando a quantidade de água registrada pelo leiturista é muito superior à média consumida na residência, a empresa não emite a conta e envia um comunicado ao morador. “Mas há situações em que o vazamento é de pequeno porte e o aumento de consumo ocorre gradativamente, sem exceder a média. Nesses casos, a conta não fica retida na concessionária. O morador deve ficar atento”, salienta.

Os vazamentos podem ocorrer nos canos embutidos nas paredes, calçadas e quintais, além de piscinas e vasos sanitários. Torneiras com defeito podem representar um problema: o gotejamento contínuo pode consumir até seis mil e quinhentos litros de água por mês. Com alguns testes simples, é possível identificar a presença de vazamentos internos.

Teste do hidrômetro

Abra o registro do cavalete, trave a boia ou entrada da caixa d’água, feche todas as torneiras e demais registros de água da casa. Em alguns minutos o hidrômetro deve ficar parado. Caso continue registrando, é sinal de que existe vazamento na rede interna, entre o cavalete e a caixa d’água.

Teste de encanamento interno

Trave a boia da caixa d’água e marque o nível da água no reservatório, utilizando uma caneta ou fita adesiva. Feche todas as torneiras e não utilize a água pelo período de uma hora. Se o nível da água diminuir mesmo que não tenha sido acionada nenhuma torneira ou descarga, é sinal de vazamento nos canos de dentro da casa.

Teste de canos alimentados diretamente pela rede de abastecimento

Feche o registro do cavalete. Abra a torneira mais próxima, de onde a água vem “direto da rua” e espere a água parar de sair. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se ela sugar a água do copo, é sinal que existe um vazamento no cano alimentado direto pela rede de abastecimento.

Testes do vaso sanitário

Jogue cinza fina (cigarro ou carvão) no vaso sanitário. A cinza deve ficar depositada no fundo do vaso, caso ela seja eliminada é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Jogue pó de café nas paredes internas do vaso sanitário. Caso o café escorra, indicando a presença de água, há vazamento na válvula de descarga.

Retire toda a água do vaso sanitário. Se o nível voltar a subir, é sinal de vazamento.

Paredes

Verifique sinais de umidade, mofo e descolamento da pintura e azulejos nas paredes. Eles podem indicar a presença de vazamentos internos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop