ALMS PI 383771260-x-120
ESTÁGIO

Estagiários do Programa de Estágio Supervisionado do Governo do Estado atuam na equoterapia

O espaço tem atividades gratuitas voltadas ao método terapêutico que utiliza cavalos bem treinados e mansos para o estímulo físico, psíquico, educacional e social de crianças e adultos com deficiências ou necessidades especiais

11 janeiro 2023 - 10h15Da redação
Equipe de equoterapia
Equipe de equoterapia - (Foto: Divulgação)
Comper

Com mais de 170 estagiários compondo o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica de Mato Grosso do Sul nos mais diversos órgãos do Governo estadual, a rotina de cada participante é única. O acadêmico de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gabriel Kimura da Cunha, atua no Centro de Equoterapia da Polícia Militar de MS (CEQUO/PMMS), em Campo Grande. O espaço tem atividades gratuitas voltadas ao método terapêutico que utiliza cavalos bem treinados e mansos para o estímulo físico, psíquico, educacional e social de crianças e adultos com deficiências ou necessidades especiais.

Ele explica como as tarefas realizadas se integram aos ensinamentos do seu curso. “Nunca havia trabalhado em contato com animais e é por isso que estou amando a área da Equoterapia. Os conhecimentos da Educação Física são aplicados no desenvolvimento da parte motora dos praticantes, principalmente com o fortalecimento muscular e cognitivo. Eu notei uma melhora na minha postura também, tanto por andar com o animal, quanto em outras ações e movimentos do dia a dia”, afirma.

O tenente Vanderlei Roberto Lorensetti, coordenador estadual do CEQUO e gestor de Gabriel, afirma que os estagiários que têm a oportunidade de trabalhar na Equoterapia desenvolvem e aprendem os mesmos objetivos desempenhados nos atendimentos. “Buscamos aprimorar nos praticantes a concentração, autoestima, respeito a regras e limites, sociabilidade, melhoria no sistema vestibular, entre outras funções. O estagiário cuida de questões técnicas, como os cuidados e preparos dos cavalos, e é exposto, ainda, a estímulos educacionais, psicológicos e cidadãos”, diz.

Um dos profissionais de Educação Física atuantes no espaço, Leunam Lima de Santana Silva, declara que a presença dos estagiários cria fortes laços afetivos e possui relação direta com as competências da graduação. “O vínculo que criamos com os estagiários é algo quase inexplicável. Eles nos ajudam demais e estamos sempre aprendendo. A Educação Física é importante na Equoterapia em questões como correção postural e fortalecimento de membros superiores e inferiores, que fazem com que o praticante avance na performance de marcha e outras habilidades de equilíbrio fora daqui. Aliás, o estagiário da área tem a chance de interagir com um leque de modalidades que não são comuns no curso.”

Junto dos educadores físicos, profissionais de áreas como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e pedagogia incorporam assertivamente o quadro de colaboradores do CEQUO de Campo Grande. Frisando os benefícios do trabalho realizado pela equipe, o tenente Lorensetti finaliza expressando que a prática da Equoterapia demonstra resultados rápidos e efetivos. “Um praticante atendido em um consultório de fisioterapia fica, em média, um ano para ganhar controle de tronco, por exemplo, enquanto aqui, em cerca de quatro sessões, o aluno consegue atingir uma reação perfeita de endireitamento pois o cavalo vai exigir isso de forma natural. Aliás, a prática com o animal é prazerosa e dinamiza o processo de tratamento”.

Gabriel Kimura e Larissa Adami, estagiários do Programa de EstágioGabriel Kimura e Larissa Adami, estagiários do Programa de Estágio

Além da Capital, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Sidrolândia realizam atendimentos por meio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de cada município, com uma média de 448 praticantes no Estado.

É necessário recomendação médica para a inscrição das práticas e estar inserido em quadros clínicos específicos como doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, sequelas de traumas e cirurgias, distúrbios psicológicos, comportamentais, de aprendizagem e linguagem.

Sobre o Programa de Estágio

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que visa propiciar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação para os gestores estaduais que receberam os estagiários em suas respectivas pastas. O Programa é realizado pelo Governo do Estado do MS, por meio da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT e Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), em parceria conveniada com as Universidades Federal (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas