
Mato Grosso do Sul está entre os Estados brasileiros que registraram instabilidade no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (14). O problema afetou ao menos outras sete unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Santa Catarina.

De acordo com relatos nas redes sociais, os efeitos foram variados: em algumas localidades, a oscilação na rede durou apenas alguns segundos; em outras, a interrupção total do serviço se estendeu por até 20 minutos.
No Amazonas, a concessionária responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa informou que a interrupção começou às 0h09 e atingiu bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara, sendo normalizada por volta das 0h25.
Até o momento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia ainda não divulgaram nota oficial com mais detalhes sobre o que causou a falha.
Usuários nas redes sociais de diversos Estados relataram quedas de energia, reacendendo preocupações sobre a estabilidade do SIN. No caso de Mato Grosso do Sul, o episódio é mais um entre os registrados em diferentes partes do país nos últimos anos, que têm revelado vulnerabilidades no sistema nacional de distribuição.
Aeroporto de Navegantes, SC #apagao pic.twitter.com/oCvi1Wroy4
— Vitor de Lucca ️ (@vitor_dlucca) October 14, 2025
Sobrevivi ao apagão no Rio de janeiro, 5 minutos no escuro aqui tem que ficar na atividade. pic.twitter.com/023Eun1m3n
— Camila Rangel (@MillaRRangel) October 14, 2025
@neoenergiaba qual foi o motivo do apagão em Guanambi hoje dia 14/10/25 por volta das 00:12 da manhã . pic.twitter.com/zJvTLSQZxs
— Marcio Andre (@marciotst12) October 14, 2025
Energisa se pronunciou - "A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 00h31 de Brasília, (23h31 horário local) afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades pelo Brasil, assim como em algumas cidades do Mato Grosso do Sul.
O fornecimento de energia no Mato Grosso do Sul já foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 00h54 de Brasília (23h54 horário local). Segundo nota publicada no site do ONS, a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná.
No Mato Grosso do Sul os municípios parcialmente afetados foram – Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante, Caarapó, e integralmente afetados – Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana. Desde a madrugada, o fornecimento de energia é regular para todos", diz o comunicado.
