
Um espectador armado reagiu a um ataque a tiros dentro da Arena Dennis M. Lynch, em Pawtucket, Rhode Island, e matou o atirador, interrompendo o que poderia ter sido uma tragédia ainda maior durante uma partida de hóquei. Antes de ser contido, o autor dos disparos matou duas pessoas e feriu outras três.
O caso ocorreu na segunda-feira, 16, a poucos quilômetros de Providence, no nordeste dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, investigadores ouviram quase 100 testemunhas até a noite do mesmo dia para esclarecer a dinâmica do crime.
De acordo com a chefe de polícia de Pawtucket, Tina Gonçalves, há indícios de que o ataque tenha sido direcionado. “Parece que este foi um evento direcionado, que pode ser uma disputa familiar”, afirmou. As vítimas fatais eram adultas, mas suas identidades não foram divulgadas.
As autoridades informaram que o atirador era funcionário ativo da General Dynamics Bath Iron Works, estaleiro localizado em Bath, no Maine, que mantém contratos com a Marinha dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por David Hench, porta-voz da empresa.
Hench não detalhou qual era a função do homem na companhia nem há quanto tempo ele trabalhava no local.
Até o momento, também não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde das três pessoas feridas no ataque. A identidade do espectador que reagiu e atirou contra o autor dos disparos não foi informada.
O tiroteio ocorre menos de dois meses após outro ataque a tiros que abalou Rhode Island. Na ocasião, um atentado na Universidade Brown deixou dois estudantes mortos, além de nove feridos e um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts atingido.
Posteriormente, as autoridades encontraram Claudio Neves Valente, de 48 anos, morto por um ferimento de bala autoinfligido em uma unidade de armazenamento em New Hampshire.
Diante do novo caso, o governador Dan McKee declarou que o estado volta a enfrentar um momento de dor. “Nosso estado está de luto novamente”, afirmou em comunicado. “Como governador, pai e ex-treinador, meu coração se parte pelas vítimas, famílias, estudantes e todos impactados pelo devastador tiroteio na Lynch Arena em Pawtucket".

