BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CIDADE

Por que deixar espaço vazio na cidade pode ser bom

Empresário explica que terrenos vazios ajudam a natureza e também são uma forma de poupança das famílias

17 setembro 2025 - 12h00Da Redação
Rubens explicou que os terrenos vazios dentro da cidade não são um problema, como muita gente pensa. Pelo contrário: eles podem trazer benefícios para a cidade e para a população.
Rubens explicou que os terrenos vazios dentro da cidade não são um problema, como muita gente pensa. Pelo contrário: eles podem trazer benefícios para a cidade e para a população. - (Foto: Arquivo)

Na manhã desta quarta-feira (17), o empresário Rubens Filinto, CEO da Plan Loteamentos, falou ao vivo no programa Giro Estadual de Notícias. A entrevista foi transmitida para todo Mato Grosso do Sul pelo Grupo Feitosa de Comunicação e também pelas redes sociais do jornal A Crítica.

Canal WhatsApp

Rubens explicou que os terrenos vazios dentro da cidade não são um problema, como muita gente pensa. Pelo contrário: eles podem trazer benefícios para a cidade e para a população.

Presidente da Plan Loteamentos afirma que áreas não ocupadas têm função ambiental e econômica, além de ajudarem famílias de baixa renda

"Esses espaços ajudam a natureza. A água da chuva entra no solo, o trânsito melhora e até os animais encontram lugar para viver", disse. Ele lembrou dos coatis que atravessam o Parque dos Poderes, em Campo Grande, e comparou com São Paulo, onde quase tudo é concreto.

Para o empresário, esses terrenos também têm valor econômico para as famílias. "Tem gente simples que compra um lote como forma de guardar dinheiro, para a aposentadoria ou para a faculdade dos filhos. Isso é legítimo", afirmou.

Durante a entrevista, Rubens também falou sobre outros assuntos que afetam o setor imobiliário. Ele citou os problemas de impostos, a dificuldade para contratar trabalhadores com carteira assinada e a insegurança em obras que já tinham autorização da prefeitura. "Não dá pra mudar a regra com o jogo em andamento. Isso afasta investidores e prejudica a cidade", disse.

"Esses espaços ajudam a natureza. A água da chuva entra no solo, o trânsito melhora e até os animais encontram lugar para viver"

Empresário defende preservação de vazios urbanos em Campo Grande e destaca papel social da empresa no acesso à moradia popular

A Plan Loteamentos, que completa 30 anos em 2025, se tornou referência em moradia acessível em Mato Grosso do Sul. A empresa oferece condições especiais para quem não consegue financiamento nos bancos. "Aqui a entrada é pequena, de 1% a 2% do valor do imóvel, e pode ser parcelada. Não exigimos comprovante de renda. Muitas vezes a pessoa não tem quase nada, mas tem o sonho. Nosso trabalho é ajudar essa pessoa a realizar o sonho da casa própria", contou Rubens.

Com voz firme e tom confiante, ele resumiu a missão da empresa. "A gente sempre trabalhou com propósito. E nosso propósito é dar acesso à moradia pra quem mais precisa. Isso enche a gente de alegria." Confira a entrevista na íntegra:

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop