24 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PAIS E FILHOS

Escovação dos dentes deve ser feita pelos pais até os oito anos de idade

A cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças

5 junho 2016 - 18h48Da redação
Os benefícios serão para o resto da vida
Os benefícios serão para o resto da vida - Arquivo

A cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Por isso é importante ensiná-las desde cedo a cuidar da saúde bucal. Esse cuidado passado de pais para filhos, deve ser iniciado logo nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Os benefícios serão para o resto da vida.  

O filho mais novo da pedagoga Izabela Duarte, Rian, de cinco anos, já sabe que para manter as cáries longe dos dentes é preciso escova-los pelo menos três vezes por dia. A mãe conta que o acostumou desde bebê a gostar da escovação dentária.

“Primeiro eu comecei usando gaze umedecida. Quando surgiu o primeiro dentinho, comecei a me preocupar com a escovação, comprei aquele creme dental indicado para idade e sempre mostrava para ele que a escova é interessante e legal. E ele gostou mesmo! Agora ele quer sempre escovar os próprios dentes sozinho. Mesmo não sabendo escovar, eu deixo ele acreditar que está escovando, mas depois eu faço a minha parte de retirar toda a sujeira” disse Izabela.

A odontopediatra e professora da UNB, Renata Cabral, explica que os pais são os responsáveis para que os filhos cresçam com os dentes saudáveis, principalmente durante os primeiros anos de vida. Ela orienta que a higiene bucal deve ser feita diariamente entre as amamentações ou refeições, sempre respeitando a faixa etária da criança. “Quanto mais cedo melhor, para que esses hábitos sejam implementados, porque quando eles estiverem mais velhos, já estarão acostumados que tem um horário para realizar essa higiene bucal”.

Renata Cabral destacou ainda que é essencial que os pais saibam escovar os seus próprios dentes, e assim possam dar exemplo aos filhos, e concluiu alertando para a idade ideal que as crianças possam começar a escovar os dentes sozinhas.

“A gente sempre fala que por volta dos oito anos é a alforria da criança, quando ela já pode escovar sozinha. Antes dessa idade, até as habilidades motoras, muitas vezes não estão preparadas ainda para a criança fazer sozinha a higiene bucal, como escovar os dentes e a língua e usar o fio dental”.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE