3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
MODERNIZAÇÃO

Escolas de MS substituem botijões de gás por gás natural encanado e garantem mais segurança

Mais de 30 escolas estaduais de Campo Grande e Três Lagoas já contam com o sistema, que traz benefícios como eficiência, praticidade e segurança

13 agosto 2025 - 09h25
Gás encanado já chegou a 39 escolas da Rede Estadual.
Gás encanado já chegou a 39 escolas da Rede Estadual. - (Foto: Álvaro Rezende/Secom)

Em busca de modernidade e otimização dos recursos, 33 escolas estaduais de Campo Grande e seis de Três Lagoas já contam com gás natural encanado, substituindo os tradicionais botijões de gás nas cozinhas das unidades. Essa mudança visa promover maior segurança, economia e eficiência na preparação da merenda escolar.

Canal WhatsApp

A parceria entre a MSGás (Companhia de Gás Natural de Mato Grosso do Sul) e a Secretaria Estadual de Educação (SED) é a responsável por essa transformação, com o objetivo de expandir a iniciativa para mais escolas em todo o estado. O novo sistema tem sido amplamente elogiado pelos gestores, pois elimina o risco de desabastecimento de gás e facilita a gestão das escolas, que antes precisavam se preocupar com licitações e compras de botijões.

Exemplo de Sucesso

A Escola Estadual Emygdio Campos Widal, localizada no bairro Vilas Boas, em Campo Grande, é um dos exemplos dessa mudança. Com 410 alunos do ensino médio em tempo integral, a unidade já usufrui dos benefícios do gás encanado, o que tem facilitado a preparação das refeições para os estudantes. Segundo o diretor da escola, Alexandre Fagundes Damian, a mudança trouxe vantagens como a redução da burocracia, a possibilidade de maior flexibilidade na culinária e mais segurança para a equipe de cozinha.

A Escola Emygdio Campos Widal, em Campo Grande, é exemplo da modernização com gás natural encanado nas cozinhas. (Foto: Álvaro Rezende/Secom)

“Com o gás encanado, não precisamos mais nos preocupar com a troca de botijões pesados e o monitoramento da pressão do gás, o que traz mais tranquilidade para todos. A equipe da cozinha está muito satisfeita, pois isso facilita o trabalho e proporciona um ambiente mais seguro”, afirmou o diretor.

Redução de Custos

Antes da implantação do sistema de gás natural, a escola precisava contar com recursos específicos para a compra de botijões de gás, o que demandava planejamento e a preocupação constante com a reposição. Com o novo sistema, os custos com o gás foram reduzidos, e o valor economizado pode ser direcionado para outras necessidades da unidade, como manutenção de equipamentos e infraestrutura.

Henrique Manoel Alves, diretor da Escola Estadual Amando de Oliveira, na Vila Piratininga, em Campo Grande, também celebrou a mudança. “Agora podemos destinar recursos que antes eram gastos com botijões para outras melhorias na escola, como manutenção do ar-condicionado e da limpeza de bebedouros. O fornecimento contínuo de gás traz muito mais comodidade e alívio financeiro para a escola”, explicou.

Segurança e combate a roubos

Além da economia e praticidade, a adoção do gás natural encanado também contribui para a segurança nas escolas. O antigo problema de furtos de botijões, que muitas vezes resultava em arrombamentos, foi resolvido com a mudança para o sistema de fornecimento direto de gás.

Com a expansão do sistema de canalização, a previsão é que até 60 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino sejam atendidas nos próximos anos. Esta ação não só promove a modernização das escolas, mas também busca garantir mais segurança, conforto e eficiência na gestão dos recursos da educação em Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas