
Centenas de alunos, de 4 a 18 anos, tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (26), na Escola Municipal Professor Arlindo Lima, em Campo Grande. Isso porque a data de hoje marca meio século desde a criação da unidade, que possui cerca de 700 estudantes matriculados em 2013. A celebração do aniversário dos 50 anos da instituição de ensino contou com uma programação cultural e esportiva, com apresentações artísticas na quadra esportiva, feita pelos próprios alunos. A banda da Polícia Militar foi a convidada para abrir a cerimônia. Ao final, a Praça Belmar Fidalgo recebeu todos os alunos e funcionários para uma caminhada e exercício aeróbico, que teve o intuito de estimular a saúde. Um lanche coletivo encerrou a agenda.
Localizada na Rua Barão do Rio Branco, atrás do prédio do Paço Municipal, a escola foi criada em 1963 e recebeu esse nome em homenagem a advogado fundador do Instituto Pestalozzi em Campo Grande. Em 1974 houve a integração do Grupo Escolar “Enzo Ciantelli”. Hoje renomada na capital sul-mato-grossense por sua seriedade e competência no campo educacional, a Escola Municipal professor Arlindo Lima completa seu cinquentenário da dedicação da arte de ensinar.
Competência e compromisso selaram a gestão da escola. Nesses 50 anos com homens e mulheres determinados, que fizeram de seu trabalho a incessante busca para o sucesso dos alunos que marcaram sua história. A servidora pública Suely de Mattos Pereira, de 60 anos, que leciona na Escola Municipal Professor Arlindo Lima desde 1980 se recorda que a unidade mudou bastante. “Antes de vir trabalhar aqui eu estudei no Arlindo Lima, com 18 anos. A escola era outra, desde a estrutura física até a organização de pessoal. Hoje encontro alunos que se destacam no mercado de trabalho e isso me dá orgulho. A gente muitas vezes acaba dando aula para uma família toda: a mãe que estudou aqui e matriculou o filho e depois veio o neto. Enfim, lecionar é uma paixão e essa escola faz parte da minha história e também da cidade, por ser uma das mais antigas”, ressalta a educadora, que mora no bairro Jardim Imá.
O diretor da escola, Aristóbulo dos Anjos Castro Neto, conhecido por “Professor Neto”, disse que a unidade tem muitas razões para celebrar. “Foram 50 anos de luta e grandes conquistas para a escola, como a melhoria da estrutura, recebemos a quadra coberta e a cada ano, cada novo gestor Municipal vai deixando sua contribuição e tornando nossa escola ainda mais reconhecida. Somos uma das mais antigas e é difícil alguém que nasceu em Campo Grande não saber da nossa escola. Hoje podemos afirmar que temos um ensino de qualidade, com bons profissionais e alunos comprometidos”, considera. Atualmente, a escola conta com cerca de 100 funcionários entre merendeiras, guarda, auxiliares da limpeza, professores, administrativos, entre outros. A escola possui 13 salas de aula, biblioteca, salas de informática, duas quadras esportivas cobertas, refeitório, pátio, além de salas de aula multifuncionais para atender alunos com necessidades especiais, como baixa visão e cegueira.

