
No próximo domingo (5), mais de 760 mil candidatos participam da primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. As provas serão aplicadas em 1.294 locais espalhados pelo país e vão selecionar candidatos para 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.

Para entrar nos locais de aplicação, será obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. Serão aceitos documentos físicos ou digitais, desde que exibidos nos aplicativos oficiais com login Gov.br, como o e-Título, a CNH Digital e a Carteira de Identidade Digital — quando já disponível pelo estado emissor. Não serão aceitos impressões, cópias, fotos ou arquivos em PDF.
Documentos aceitos e não aceitos
Entre os documentos considerados válidos, estão:
- carteiras expedidas por comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e corpos de bombeiros militares;
- carteiras de órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens e conselhos);
- passaporte brasileiro;
- certificado de reservista;
- carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos que, por lei, tenham valor de identidade;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
Já os documentos que não serão aceitos incluem: certidões de nascimento, CPF, título de eleitor, carteiras de estudante, identidade infantil, documentos ilegíveis ou danificados, além de carteiras funcionais sem valor legal de identidade.
Embora não seja obrigatório, a organização recomenda levar o cartão de confirmação impresso. O documento traz endereço completo do local de prova, número de inscrição, horário de apresentação e dados complementares, como atendimento especializado ou nome social.
O candidato deve levar também caneta esferográfica azul ou preta, de material transparente, para preenchimento do cartão de respostas.
Horários e fechamento dos portões
As provas terão início às 13h (horário de Brasília) tanto para cargos de nível superior quanto para nível intermediário (médio e técnico). Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início da aplicação.
Para nível superior, a prova terá duração até as 18h, enquanto para o nível intermediário se encerra às 16h30.
A edição de 2025 será aplicada em duas fases. No domingo (5), os candidatos enfrentarão 90 questões objetivas de múltipla escolha para o nível superior e 68 questões para o nível intermediário. Quem obtiver pontuação suficiente será convocado para a segunda etapa, composta pela prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
Cronograma do concurso
- Prova objetiva: 5 de outubro
- Divulgação do resultado da prova objetiva e convocação para a discursiva: 12 de novembro
- Prova discursiva: 7 de dezembro
- Verificação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro
- Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026
O CNU é considerado um dos maiores processos seletivos já realizados no país e tem como objetivo unificar a seleção de servidores federais em diferentes órgãos públicos.
