
Domingo de Enem em Campo Grande e, com ele, a ansiedade habitual dos candidatos. Para evitar atrasos e correria de última hora, a Agetran organizou uma operação especial no transporte coletivo da capital. O objetivo é garantir que todos os estudantes consigam chegar aos locais de prova sem problemas, inclusive aqueles que dependem exclusivamente dos ônibus.
O esquema montado inclui dois veículos reserva que estarão à disposição em oito terminais de transbordo espalhados pela cidade. Os ônibus ficarão de prontidão nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone. Eles podem ser acionados entre 9h e 18h, em caso de aumento na demanda ou atraso de linhas regulares.
A linha 222, que liga o Terminal General Osório à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), um dos principais locais de prova, vai operar com o plano de sábado. Os ônibus saem a partir das 7h25 e seguem até 19h35. As demais linhas manterão a programação habitual de domingos e feriados.
O mesmo esquema será repetido no domingo seguinte, dia 16 de novembro, quando acontece a segunda etapa do exame. Além do reforço operacional, os estudantes que se cadastraram previamente junto à prefeitura terão gratuidade no transporte coletivo para chegar até os locais de prova.
Neste ano, o Enem conta com 57.941 inscritos em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, o número de participantes chegou a 4,8 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2022. Desses, mais de 98 mil fazem a prova com o objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio.
As provas começam às 13h30, mas os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Neste domingo, os participantes responderão questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão a redação.
Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, seja físico ou digital. Pode ser RG, CNH, passaporte ou carteira profissional. Estrangeiros devem apresentar passaporte ou Registro Nacional Migratório. A caneta esferográfica precisa ser preta e de material transparente. Bonés, gorros, óculos escuros e aparelhos eletrônicos estão proibidos. Todos os pertences devem ser lacrados em envelope fornecido pela organização e guardados sob a carteira durante a prova.
Com o apoio da Agetran e do Consórcio Guaicurus, a expectativa é de que o transporte funcione com mais fluidez, mesmo em um dia de circulação intensa. A operação foi pensada para dar segurança aos candidatos e diminuir os riscos de imprevistos.

