
Mais de 4,8 milhões de inscritos voltam às salas de prova neste domingo (16) para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A etapa final do exame será realizada em 1.805 municípios brasileiros, com foco nas disciplinas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).
A exemplo do primeiro dia, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília. Candidatos de estados com fusos diferentes devem ajustar o horário. O tempo de prova neste domingo será de 5 horas, com término às 18h30.
Mesmo quem não compareceu no primeiro dia pode participar da segunda aplicação, utilizando o mesmo Cartão de Confirmação de Inscrição.
O Inep informou que candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou condições adversas de saúde, como doenças infecciosas listadas no edital, têm direito à reaplicação da prova. É o caso dos 106 estudantes de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que foram impedidos de fazer a prova após um tornado atingir a cidade. Para esses casos deferidos, as provas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro.
O que levar e o que evitar no dia da prova
- Documento de identificação oficial com foto (físico ou digital no aplicativo gov.br)
- Caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente
- Lanche e medicamentos em sacos plásticos transparentes
- Envelope porta-objetos fornecido no local para armazenar itens pessoais e eletrônicos
São proibidos:
- Equipamentos eletrônicos
- Materiais de papelaria como lápis, régua, borracha
- Chapéus, bonés, viseiras, óculos escuros
- Armas, bebidas alcoólicas, cigarros ou dispositivos eletrônicos
Participantes só podem sair definitivamente da sala após 2 horas de prova. Para levar o caderno de questões, é preciso permanecer até os últimos 30 minutos do exame, ou seja, após as 18h. Cartão-resposta e folha de redação não podem ser levados em hipótese alguma.
O Inep alerta para o risco de atrasos por conta do trânsito, transporte público reduzido e alta demanda por aplicativos de transporte entre 11h e 13h. Recomenda-se sair com antecedência e planejar rotas alternativas.
Aplicação adiada no Pará - Por causa da realização da COP-30, as provas foram adiadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.
Para mais informações sobre documentos aceitos, tempo adicional, estrutura da prova e regras específicas, o Inep mantém uma página dedicada à aplicação do Enem na Plataforma gov.br.


