
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 terá sua prova de redação aplicada no próximo domingo (9), junto com as áreas de linguagens e ciências humanas. O texto exigirá opinião sustentada e proposta de intervenção social, e será avaliado entre 0 e 1.000 pontos com base em cinco competências definidas pelo edital.
O tema da redação ainda não foi divulgado oficialmente, mas deverá envolver questões de âmbito social, científico, cultural ou político. Os participantes terão de produzir um texto dissertativoargumentativo, em até 30 linhas, que apresente argumento claro e coerente, e proponha uma solução que respeite os direitos humanos — caso contrário, há risco de nota zero.
Na correção, cada redação será avaliada por dois profissionais com graduação em letras ou linguística, que atribuirão até 200pontos para cada competência. A média entre as duas notas definirá o resultado final do participante. Entre os critérios que invalidam a prova estão fugir do tema, assinar o texto, escrever predominantemente em língua estrangeira ou desrespeitar a estrutura requerida.
Para os candidatos que se inscreveram — mais de 4,8 milhões confirmados para 2025 — o momento exige atenção aos detalhes formais e à consistência da argumentação. As provas objetivas e a redação ocorrerão em 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde serão aplicadas dias30de novembro e7de dezembro por causa da COP30.

