3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
MIDIACOM

Profissionais de MS discutem transformação digital e credibilidade da mídia tradicional

1° Encontro Regional de Rádio e TV, realizado pela Midiacom MS, debateu futuro da radiodifusão, credibilidade do jornalismo e hábitos de consumo de mídia no interior

5 agosto 2025 - 15h55Redação
O consultor Fernando Morgado
O consultor Fernando Morgado - (Foto: A Crítica)
Terça da Carne

Na noite desta última segunda-feira (04 de agosto), lideranças da radiodifusão, publicidade e autoridades de Mato Grosso do Sul se reuniram no auditório da Unigran de Dourados para o 1° Encontro Regional de Rádio e TV, promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (MIDIACOM MS), com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Assembleia Legislativa de MS, Tribunal de Contas de MS, Ministério Público de MS, Senar/MS, SEBRAE, Unigran e Hotel Bahamas.

Canal WhatsApp

O evento discutiu o papel do rádio e da TV no cenário digital, além de apresentar dados inéditos sobre hábitos de consumo de mídia no interior do estado.

A abertura foi feita pelo presidente do Midiacom MS, Antônio Alves (Tunico), diretor de negócios da RMC (afiliada Globo em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), que destacou a importância da convergência de ideias e do diálogo em tempos de polarização. “Liberdade de expressão não é gritar mais alto. É informar com responsabilidade”, disse, ressaltando que a comunicação deve promover respeito e cidadania.

 Nelson Neto, do Ministério das Comunicações Nelson Neto, do Ministério das Comunicações

Entre os destaques, Nelson Neto, do Ministério das Comunicações, anunciou que, após 15 anos sem novas concessões, o governo federal está preparando licitações para rádios e TVs em todo o país. “O rádio e a TV continuam fortes. É graças a vocês que trabalhamos para fortalecer o setor e fazer com que ele continue crescendo”, afirmou.

O prefeito de Dourados, Marçal FilhoO prefeito de Dourados, Marçal Filho

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, emocionou o público ao contar sua trajetória de quase cinco décadas no rádio. “Desde que a televisão apareceu, diziam que o rádio ia acabar. Hoje, com as redes sociais, falam o mesmo. Mas não existe meio de comunicação mais fácil de ouvir do que o rádio”, disse.

A especialista em marketing e branding Marina Alves trouxe dados que reforçam a credibilidade do rádio no BrasilA especialista em marketing e branding Marina Alves trouxe dados que reforçam a credibilidade do rádio no Brasil

Durante as palestras, a especialista em marketing e branding Marina Alves trouxe dados que reforçam a credibilidade do rádio no Brasil. Pesquisa recente mostra que mais de 80% dos ouvintes confiam nas informações transmitidas pelas emissoras. “O rádio é um meio subestimado, mas extremamente relevante. Ele conecta, informa e acompanha as pessoas nos momentos mais importantes da vida”, destacou.

Frederico Souza, Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, apresentou o maior estudo já realizado sobre consumo de mídia no estado. A pesquisa entrevistou 30 mil pessoas e revelou que rádio e TV continuam sendo as fontes mais confiáveis para a população do interior. “Dois em cada três moradores ouviram rádio no último mês e 50% escutam diariamente”, disse Souza.

Frederico Souza, Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso do SulFrederico Souza, Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

O consultor Fernando Morgado encerrou o encontro com uma análise sobre a força da TV aberta e do rádio. Ele defendeu que as mídias tradicionais se reinventaram e seguem indispensáveis mesmo com o crescimento da internet. “Mídias não morrem. O que acaba são aparelhos antigos e métodos ultrapassados”, afirmou.

Entre os presentes, o vice-presidente de Rádio da Midiacom MS, Enrico Feitosa (diretor do Grupo Feitosa de Comunicação), acompanhou as atividades e destacou a importância da iniciativa para fortalecer a radiodifusão regional. “Este encontro serviu para mostrar que, apesar de ser um veículo tradicional, a radiodifusão continua mais forte do que nunca. Nosso objetivo é reunir os profissionais do setor e fortalecer a união de todos em prol do desenvolvimento da comunicação”, comentou Feitosa durante o evento.

O 1° Encontro Regional de Rádio e TV evidenciou que, mesmo diante da transformação digital, rádio e televisão permanecem fundamentais para levar informação de qualidade, fortalecer a cidadania e aproximar governos, empresas e sociedade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas