tjmsmedidaprotetiva
CONGEMAS

Encontro em MS discute políticas públicas de assistência social e desafios sociais

Governador Eduardo Riedel e ministro Wellington Dias destacam importância da integração de políticas públicas no enfrentamento das vulnerabilidades sociais durante o 25º Encontro do CONGEMAS

28 agosto 2025 - 16h30Da Redação
Em discurso, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre Estado e municípios para enfrentar vulnerabilidades sociais.
Em discurso, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre Estado e municípios para enfrentar vulnerabilidades sociais. - (Foto: Bruno Chaves)

Bonito, a 260 km de Campo Grande, recebe o 25º Encontro Regional do CONGEMAS, com presença de autoridades estaduais, nacionais e gestores municipais. O evento começou nesta quinta-feira (28) e vai promover um debate sobre a integração das políticas públicas sociais no Brasil. Este ano, o encontro também celebra os 25 anos de atuação do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), com foco na fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Canal WhatsApp

Na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da parceria entre Estado e municípios no combate às vulnerabilidades sociais. “O Mato Grosso do Sul é um estado próspero, mas ainda existem muitos que ficam à margem desse crescimento. Precisamos de políticas públicas que incluam todos, sem deixar ninguém para trás”, afirmou. O governador também mencionou o aumento dos repasses fundo a fundo desde 2022, mas ressaltou que ainda é necessário reposicionar o financiamento da assistência social por meio da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Autoridades estaduais e nacionais debatem o futuro das políticas sociais no Brasil, com foco no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Além disso, Riedel abordou a violência contra a mulher e os altos índices de feminicídio, fazendo um apelo para que governo estadual e municipal trabalhem juntos nesse combate: “Esse é um problema de todos nós. Não podemos ficar apontando responsabilidades, mas sim atuar coletivamente”, enfatizou.

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, também fez questão de reforçar a importância da assistência social no Brasil, destacando que 94 milhões de brasileiros estão no Cadastro Único. “A política de assistência social é a primeira porta de acolhimento para aqueles em situação de extrema vulnerabilidade, como migrantes, refugiados, e pessoas com transtornos mentais”, comentou o ministro, ressaltando o papel da assistência social em momentos críticos da vida das famílias.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de MS, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, falou sobre a colaboração entre União, estados e municípios, destacando que a união entre os entes federativos é essencial para o avançar das políticas públicas. “Ninguém consegue avançar sozinho. Estamos todos aqui em posição colaborativa para fortalecer o SUAS e garantir os direitos das pessoas”, afirmou.

Durante o evento, Patrícia Cozzolino compartilhou um exemplo impactante do programa Recomeço, voltado para mulheres vítimas de violência. O relato de uma mulher, que passou 20 anos em cárcere privado, emocionou o público ao falar sobre a reconstrução de sua vida com o apoio do programa: “Agora, escolhi minha casa e meus móveis. O Estado me deu a oportunidade de recomeçar. Tenho quatro filhos e dois já estão no programa Jovem Aprendiz. Consegui uma vaga na universidade e vou reconstruir a minha vida”, contou, destacando a importância do apoio institucional na recuperação das vítimas de violência.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas