
Carlos Bernardo, empresário sul-mato-grossense, tem sido apontado como pré-candidato a deputado federal pelo PT nas eleições de 2026. Pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Ranking indica que ele está entre os nomes com maior aceitação para ocupar uma das oito cadeiras que Mato Grosso do Sul terá na Câmara dos Deputados.

Bernardo tem um perfil ligado ao desenvolvimento regional e tem atuado em iniciativas nas áreas de educação e saúde. Entre seus projetos, destaca-se a implantação do curso de Medicina na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, além do planejamento do Hospital Binacional de Fronteira, que visa atender a população de ambos os países.
Apesar de não ocupar cargo eletivo atualmente, Carlos Bernardo tem participado de pautas importantes no estado, sobretudo nos setores de saúde e educação. Ele mantém contato próximo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que, segundo especialistas, pode favorecer a interlocução com o governo federal.
Analistas políticos observam que Carlos Bernardo pode ser um dos nomes a disputar a renovação da bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional nas próximas eleições, embora a corrida eleitoral ainda esteja no início.
