Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de dezembro de 2025 - 05h53
maracaju
GERAL

Empresa japonesa ispace faz segunda tentativa de pouso na Lua

Primeira tentativa ocorreu em 2023, mas falhou. Se bem-sucedida agora, o Japão se tornará o quinto país a realizar um pouso controlado na Lua

4 junho 2025 - 10h25Giovanna Castro
Nave espacial Hakuto, da empresa japonesa iSpace, seria a primeira sonda de empresa privada a pousar na Lua.
Nave espacial Hakuto, da empresa japonesa iSpace, seria a primeira sonda de empresa privada a pousar na Lua. - Foto: Eugene Hoshiko/AP

A empresa japonesa de exploração espacial ispace colocou em ação o seu segundo plano de tentativa de pouso na Lua - o primeiro, operado em 2023, fracassou. De acordo com a companhia, a sonda Resilience tem previsão de pouso no satélite natural nesta quinta-feira, 5 de junho, às 14:17, no horário de Brasília. Mas "data e hora estão sujeitas a alterações com base nas condições operacionais".

Canal WhatsApp

O pouso deve acontecer próximo ao centro do Mare Frigoris (Mar do Frio), a 60,5 graus de latitude norte e 4,6 graus de longitude oeste. A tentativa de pouso será transmitida em japonês com tradução para o inglês disponível no canal no YouTube da iSpace.

Se bem-sucedido, o Japão será o quinto país a conseguir pousar na Lua - atualmente, somente Estados Unidos, União Soviética, China e Índia conseguiram tal feito.

A primeira tentativa de pouso lunar da iSpace aconteceu Em abril de 2023 e fracassou. A sonda japonesa perdeu contato com a Terra instantes antes do pouso, frustrando os pesquisadores dedicados ao projeto.

A iSpace tentava ser a primeira empresa privada a conseguir pousar na Lua, posto perdido para a companhia americana Intuitive Machines, que em 22 de fevereiro de 2024 conseguiu pousar a sonda Odysseus no satélite natural. O equipamento chegou a tombar quando aterrissou, mas continuou funcionando, com conexão com a Terra.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop