alms4
INTERNACIONAL

Embaixadas dos EUA e de Israel em Buenos Aires sofrem falsa ameaça de bomba

Autoridades relataram que sedes diplomáticas foram inspecionadas por equipes especializadas e o resultado 'foi negativo'

18 outubro 2023 - 17h45
Policiais fazem guarda nas proximidades da embaixada dos Estados Unidos, em Buenos Aires, após ameaça. Sede não chegou a ser esvaziada.
Policiais fazem guarda nas proximidades da embaixada dos Estados Unidos, em Buenos Aires, após ameaça. Sede não chegou a ser esvaziada. - (Foto: EFE/ Luciano González)

Em meio à crescente tensão no Oriente Médio, as sedes das embaixadas de Israel e Estados Unidos em Buenos Aires, na Argentina, sofreram ameaças de bomba nesta quarta-feira (18) que posteriormente se revelaram falsas. Um chefe da Polícia Federal, que falou sob a condição de anonimato à Associated Press, disse que ambas as sedes diplomáticas foram inspecionadas por equipes especializadas e o resultado "foi negativo.

Canal WhatsApp

A Embaixada dos Estados Unidos, localizada no bairro Palermo, disse em um comunicado que "não há ameaças credíveis" e que "segue operando com normalidade". Acrescentou que o "edifício não foi esvaziado", mas que há equipes policiais adicionais atuando nos arredores "devido aos recentes acontecimentos mundiais", em referência à escalada de tensão no Oriente Médio desde o ataque de Hamas, no dia 7 de outubro, à Faixa de Gaza, e à ascensão do conflito por ambas as partes.

Um funcionário da embaixada norte-americana relatou à AFP que "as pessoas que estavam entrando para fazer o visto tiveram que esperar um pouco" do lado de fora.

Já a embaixada israelense foi esvaziada no meio de uma forte operação policial, bem como edifícios próximos, segundo imagens transmitidas por canais de televisão locais. A polícia da cidade de Buenos Aires informou que o chefe da segurança da delegação diplomática israelense entrou em contato com uma delegacia de bairro pela manhã para informar "que uma ameaça de bomba foi recebida por e-mail oficial".

Operação de segurança ao redor da embaixada de Israel em Buenos Aires foi mobilizada após ameaça de bomba. Operação de segurança ao redor da embaixada de Israel em Buenos Aires foi mobilizada após ameaça de bomba.

Policiais da Polícia Federal cortaram tráfego próximo à sede, que fica localizada no centro da cidade, próximo à Casa Rosada, e revistaram a sede diplomática. Ao meio-dia, a polícia já havia se retirado do local e o trânsito na região foi reativado.

A Argentina possui a maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 250 mil pessoas. A embaixada de Israel sofreu, em 1992, um ataque com explosivos em sua antiga sede do bairro do Retiro, com balanço de 29 mortos e mais de 200 feridos. Dois anos depois, houve outro atentado, desta vez contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) em Buenos Aires, que causou 85 mortos e cerca de 300 feridos. (Com agências internacionais)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas