20 de outubro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
al outubro2
Eleições 2008

Em eleição morna, Nelsinho deve ser reeleito com mais de 78% dos votos

Fort  Atacadista - 21 ANOS

O prefeito Nelson Trad Filho, a se confirmar nas urnas aquilo que as pesquisas de intenção de voto têm apontado, vai ser reeleito hoje para mais 4 anos de mandato com algo entre 66% (números do Ibrape) a 78% dos votos válidos (se ratificada a amostragem do Ipems/Campo Grande News, mostrada na quinta-feira.

Deve superar o desempenho do ex-prefeito André Puccinelli que em 2000 se reelegeu com 63% dos votos validos .Foi uma campanha morna, praticamente sem visibilidade nas urnas. Conseqüência das restrições impostas pela legislação eleitoral e também porque os adversários de Nelsinho não conseguiram empolgar o eleitor, além dos próprios partidos que os apóiam. O deputado Pedro Teruel, candidato do PT,  fez uma campanha com estrutura compatível com sua reeleição para Assembléia, não  propriamente para um confronto para ganhar a Prefeitura. A cúpula petista fez aparições esporádicas na campanha de  Teruel. O PT vai se dar por satisfeito se conseguir manter a atual bancada de três vereadores na Câmara.
Nelsinho conseguiu montar uma aliança com 19 partidos e de quebra formou chapa pura, indicando como vice, o presidente da Câmara, Edil Albuquerque, que também é do PMDB. Seus adversários potencialmente mais fortes - o senador Delcidio do Amaral , do PT e o deputado Dagoberto Nogueira, do PDT- ficaram fora da disputa. Delcidio manteve seu domicilio eleitoral em Corumbá e Dagoberto saiu desgastado. Não conseguiu unir seu próprio partido em torno da sua candidatura  nem se tornar vice de Nelsinho, atropelado por uma reação vigorosa da base aliada do prefeito na Câmara, comandada por Edil.     
Outro indício de que praticamente  ninguém acredita que a apuração vai revelar surpresas saiu da última rodada da pesquisa Ipems/Campo Grande News.  O levantamento  mostra que até os eleitores do candidato Pedro Teruel (PT) acham que o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) será reeleito. Dos 1.000 entrevistados, no quesito sobre a percepção de quem vencerá, 91,3% dizem acreditar na vitória de Trad.
Apenas 2,9% dos eleitores apostam na vitória de Teruel. A confiança em Suél Ferranti (PSTU) e Henrique Martini (PSOL) é de 0,3% cada. Nenhum dos entrevistados disse que acredita na vitória de Iara Costa (PMN).
Nelsinho lidera as intenções de voto da estimulada (onde são apresentados os nomes dos candidatos) com 73%. O deputado estadual Pedro Teruel tem 17,6% das intenções de votos. Iara, Suél e Henrique Martini estão empatados tecnicamente com, respectivamente, 1,3%, 0,7% e 0,6%. Não responderam 5,10% dos entrevistados. E 1,7% disseram que votarão em branco ou que anularão os votos.
Se computados somente os votos válidos, Trad tem 78,3% das intenções de votos, contra 18,8% de Teruel. Iara aparece com 1,39%, Suél tem 0,75% e Henrique Martini 0,64%.
O candidato do PMDB é mais forte na região urbana do Prosa, onde tem 86,61% das intenções de voto, e nas regiões do Imbirussu e do centro, onde tem, respectivamente, 85.38% e 83,96%. Já Teruel tem mais votos na região do Segredo, 26,74%. Suél lidera a rejeição de votos com 19,81%. Iara Costa, Pedro Teruel, Henrique Martini têm, respectivamente, 17,06%, 16,73% e 10,02%. O prefeito Nelsinho Trad é o candidato com menor rejeição: 7,11%. Outros 17,54% não rejeitam nenhum dos candidatos, e 11,72% não responderam

 

Banner Whatsapp Desktop
PMCG
Annelies