
Saiba Mais
Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) começaram hoje (28) a paralisação das atividades. A medida é uma forma de pressionar as negociações em relação ao reajuste salarial de 19,99% às/aos servidoras/es públicas/os federais.

A paralisação será nacional e, no caso da UFMS, ocorrerá em todas as unidades. Serão realizadas aulas públicas para explicar à comunidade acadêmica o motivo das reivindicações, bem como os impactos negativos da PEC 32 sobre a qualidade do serviço público no Brasil.
A previsão em nível nacional é de que haja uma reunião com o governo federal para negociação. A correção salarial em relação ao nível de inflação não ocorre desde 2017. No entanto, a luta pelo reajuste de 19,99% é referente ao índice de perdas salariais ocorridas apenas durante a gestão de Jair Bolsonaro.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante coletiva de imprensa na semana passada, em Washington, que defende um reajuste de 5%, mas a proposta formal não foi realizada. Além disso, o valor se encontraria bastante abaixo do que é reivindicado pela categoria.
