
Pesquisadores, docentes, estudantes e empresários de Mato Grosso do Sul têm até 1º de agosto para se inscrever no Desafio Pantanal Tech 2025, programa que oferece bolsas de R$ 6,5 mil mensais durante 12 meses, totalizando R$ 78 mil, para o desenvolvimento de projetos inovadores voltados à bioeconomia, biodiversidade, turismo e agronegócio.

O edital é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundect, em parceria com o Sebrae/MS.
De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, a iniciativa busca transformar pesquisa científica em modelos de negócio. “Queremos incentivar projetos com potencial de chegar ao mercado e impactar a sociedade. Por ser algo novo, ampliamos o prazo para garantir que todos os grupos interessados possam participar”, afirmou.
As propostas devem estar em estágio inicial de desenvolvimento tecnológico, classificadas no nível 2 do Technology Readiness Level (TRL), e alinhadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Cada equipe deve ser formada por duas a três pessoas, sendo obrigatório que pelo menos um integrante tenha vínculo com uma universidade ou Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do estado. Os projetos selecionados participarão de uma etapa presencial em Campo Grande, onde uma banca avaliadora escolherá as três melhores propostas para receber as bolsas.
As inscrições devem ser feitas online pelo endereço bit.ly/43UxJko. Mais informações estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo telefone 0800 570 0800 ou no site ms.sebrae.com.br.
