
A rede municipal de ensino de Dourados, a 250 km de Campo Grande, abriu, nesta segunda-feira (5), o período de pré-matrículas para novos alunos que vão estudar em 2026 nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e nas Escolas Municipais. As aulas estão previstas para começar em 9 de fevereiro, quando mais de 34 mil estudantes devem retornar às unidades.
A orientação da prefeitura é que o procedimento seja feito preferencialmente pela internet, pelo portal oficial do município, na opção “Matrícula Digital”. Para quem não tem acesso à rede ou enfrenta dificuldade com o sistema, há atendimento presencial no auditório do Paço Municipal, na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, Parque dos Jequitibás, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As próprias escolas da rede também estão auxiliando as famílias, das 7h30 às 13h30.
Prazos da pré-matrícula - O primeiro período de pré-matrícula vai até 16 de janeiro. A primeira designação dos estudante está prevista para 19 de janeiro, e a efetivação das matrículas deverá ser feita entre 20 e 23 de janeiro.
O segundo período de inscrições ocorrerá de 20 a 23 de janeiro, com nova designação em 26 de janeiro e confirmação de matrícula de 27 a 30 de janeiro.
Para fazer a pré-matrícula, é obrigatório informar as opções de Ceim ou escola municipal de preferência, além do ano que o estudante irá cursar em 2026. A distribuição das vagas seguirá os critérios definidos em edital, como:
situação de vulnerabilidade social;
presença de irmãos na mesma unidade escolar;
demais critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende aproximadamente 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Ceims e unidades conveniadas.

