
Na noite de quinta-feira (28), uma operação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em Mato Grosso do Sul resultou na apreensão de 15,3 toneladas de maconha. A droga estava escondida em meio a uma carga de milho, dentro de uma carreta Volvo que trafegava pela MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai.

O veículo foi abordado durante patrulhamento de rotina. O motorista, de 52 anos, informou que transportava o milho de Ponta Porã para Canoinhas (SC), mas, após uma vistoria minuciosa, os policiais encontraram pacotes de maconha misturados aos grãos, totalizando 15.315 kg da droga. Segundo o motorista, ele receberia R$ 50 mil pelo transporte da carga ilícita.
DOF apreende mais de 15 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em MS
Avaliada em R$ 31 milhões, a maconha foi encaminhada à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) em Dourados, e o motorista foi preso em flagrante. A apreensão faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS e o Ministério da Justiça.
Mato Grosso do Sul lidera as apreensões de drogas no Brasil. De janeiro a agosto de 2025, o estado retirou quase 350 toneladas de entorpecentes do mercado, sendo a maior parte composta por maconha.
