
O documentário “Mulheres na Ciência”, produzido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o apoio da Fundect, será exibido seis vezes durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 13 a 19 de julho de 2025 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE).

A SBPC é o maior evento científico da América Latina, e este ano tem como tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. O filme estará na programação especial dedicada às mulheres na ciência brasileira.
O documentário reúne depoimentos de 16 pesquisadoras sul-mato-grossenses e fala sobre os desafios que enfrentam, como conciliar maternidade e carreira, lidar com cobranças sobre a aparência, dificuldades para serem ouvidas e a luta por reconhecimento em ambientes ainda marcados pelo machismo.
André Mazini, coordenador do projeto, destacou: “Estamos muito felizes com a presença do documentário no maior evento científico da América Latina, e por ele ser exibido em vários dias do evento. Isso mostra a importância das ações de popularização da ciência feitas em Mato Grosso do Sul.”
Quando será exibido? De 14 a 17 de julho, o filme será exibido na “Tenda das Mulheres”, das 11h40 às 14h10. No dia 18 de julho, a exibição será no “Stand 3”, no mesmo horário.
Premiação - O projeto que produziu o documentário está entre os finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja cerimônia de premiação ocorrerá no início de julho em São Paulo. Ele compete com iniciativas da Bahia e do Rio de Janeiro.
