agems
DIREÇÃO DEFENSIVA

Detran oferece curso de pilotagem segura para frear crescente de acidentes

Com aumento de 25% nas vítimas entre 2021 e 2024, Estado aposta em ações educativas para reduzir acidentes; evento ocorre neste domingo (27); Motociclistas representam uma vítima por hora no trânsito de MS

23 julho 2025 - 08h25Redação
Motociclistas representam uma vítima por hora no trânsito de MS e Detran promove curso gratuito para reverter cenário
Motociclistas representam uma vítima por hora no trânsito de MS e Detran promove curso gratuito para reverter cenário - (Foto: Rachid Waqued)

A cada hora, uma pessoa se torna vítima de acidentes com motocicleta nas ruas e rodovias de Mato Grosso do Sul. Esse dado, que escancara uma realidade preocupante, levou o Detran-MS e o Corpo de Bombeiros a unirem esforços em uma ação voltada à segurança no trânsito: a segunda edição do projeto “Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança”, que será realizada neste domingo (27), das 8h às 12h, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande.

Canal WhatsApp

O destaque da programação é o curso gratuito de pilotagem segura, ministrado pelo Grupamento de Motosocorro dos Bombeiros. A formação inclui conteúdos teóricos e práticos, com orientações sobre condução defensiva, uso correto de equipamentos de proteção e medidas para evitar acidentes no dia a dia.

Segundo dados da Gerência de Estatística do Detran-MS, o número de vítimas em sinistros com motociclistas cresceu 25% entre 2021 e 2024. Foram registradas 66.746 vítimas em 36.146 sinistros nesse período. Somente em 2025, até julho, o Estado já contabiliza 4.861 vítimas – o que confirma a média de uma pessoa ferida por hora no trânsito sul-mato-grossense.

Municípios de maior porte seguem liderando os números:

  • Campo Grande: 19.820 sinistros (2021–2025)
  • Dourados: 3.571
  • Três Lagoas: 2.542

No entanto, o avanço dos acidentes também atinge cidades menores. Mundo Novo, por exemplo, saltou de 9 sinistros em 2021 para 28 em 2024, crescimento de 211%. Só em 2025, até julho, já foram registrados 12 casos na cidade que faz fronteira com o Paraguai.

Em Campo Grande, onde circulam mais de 370 mil motocicletas registradas, o cenário é especialmente crítico. Até julho deste ano, foram contabilizados 2.324 sinistros com motos na Capital, resultando em 4.861 vítimas — número que representa 83% das mortes no trânsito da cidade no mesmo período (26 de um total de 31 óbitos).

Educar para prevenir: foco na formação de motociclistas

A ação no Parque Ayrton Senna não se limita ao curso de pilotagem. Outras atividades educativas também integram a programação, com foco em condutores de motocicletas, ciclomotores e bicicletas. O objetivo é conscientizar sobre os riscos, promover o respeito às regras de trânsito e reduzir a sobrecarga nos hospitais públicos.

“Estamos diante de uma questão de saúde pública. Muitas dessas vítimas passam por longas internações, cirurgias e acabam com sequelas permanentes. É fundamental intensificarmos as ações de prevenção”, destaca Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS.

Serviço

  • Segunda edição da ação 'Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança'
  • Data: 27/07/2025 (Domingo), domingo, das 8h às 12h
  • Hora: Das 8h às 12h
  • Local: Parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho, em Campo Grande
  • Como participar? Se inscreva pelo link: https://forms.gle/WqMCHWhHHYK6x25T8
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas