
Neste domingo (7), a avenida Marcelino Pires, em Dourados (MS), será palco de uma grande celebração à Independência do Brasil. Com início previsto para 7h15, o tradicional desfile cívico-militar vai mobilizar cerca de 8 mil pessoas e mais de 130 instituições, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com o tema “Independência para Cuidar com Amor e Trabalho”, o evento será aberto com o hasteamento da bandeira e a revista à tropa. Às 8h, tem início o desfile oficial.
A programação segue o percurso habitual, entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Dr. Camilo Ermelindo da Silva. O palanque das autoridades foi instalado na Praça Antônio João.
O desfile começa com os alunos dos Centros de Educação Infantil (Ceims), seguidos pelas 44 escolas da rede municipal. Em seguida, participam grupos esportivos, culturais e religiosos, além de instituições como o Rotary, Guarda Mirim, Escoteiros, Desbravadores, CTG (Centro de Tradições Gaúchas) e a Associação Nipo-Brasileira.
Ao todo, 39 Ceims, 17 fanfarras e diversas outras entidades farão parte da celebração.
Na reta final, o desfile contará com a participação das forças de segurança pública, como polícias e bombeiros, além de moto clubes e uma exposição de carros antigos.
O encerramento ficará por conta do Comitê de Defesa Popular e do tradicional Grito dos Excluídos, manifestação que ocorre anualmente durante os atos de 7 de setembro, com foco em pautas sociais e populares.
