
O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que acontece neste domingo (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá esquema de segurança reforçado. A ação envolve a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Ministério da Defesa.

De acordo com os órgãos responsáveis, equipes da Cavalaria, Bope, BPCães e Divisão de Operações Especiais estarão de prontidão. Câmeras e drones vão monitorar toda a área do evento, que contará também com o apoio da Polícia Civil.
O desfile terá como tema "Brasil Soberano" e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades. A programação inclui os tradicionais desfiles motorizado e da cavalaria, a pirâmide humana, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e honras militares.
As arquibancadas terão espaço reservado para pessoas com deficiência e o acesso será encerrado assim que a capacidade máxima for atingida.
Interdições e transporte público - O trânsito na região central começou a ser bloqueado às 17h deste sábado (6) e novas interdições ocorrem a partir das 23h, atingindo vias como S1, N1, L2 Sul, L2 Norte e L4.
Para facilitar a chegada do público, o transporte coletivo será gratuito durante todo o domingo, e o metrô funcionará das 5h30 às 19h. O acesso às áreas do desfile será liberado a partir das 6h, com revista em pontos próximos à Catedral e às escadarias dos ministérios.
Estão proibidos itens como:
armas e objetos cortantes;
sprays e substâncias inflamáveis;
garrafas de vidro, mochilas grandes, isopores, mastros e barracas;
drones sem autorização;
fogos de artifício;
animais, exceto cães-guia.
É permitido levar lanches, frutas, biscoitos e bebidas em recipientes que não sejam de vidro, além de bonés, chapéus e protetor solar em creme ou loção.
Desde o início da semana, prédios públicos de Brasília recebem projeções temáticas em homenagem ao Dia da Independência. As fachadas do Congresso Nacional, do Museu da República, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal estão iluminadas com as cores da bandeira.
