Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de janeiro de 2026 - 10h18
senai
INTERNACIONAL

Delcy Rodríguez assume Presidência interina da Venezuela após sequestro de Maduro

Ex-vice-presidente foi empossada pelo presidente da Assembleia Nacional e criticou ação militar dos EUA

5 janeiro 2026 - 17h45Associated Press*
Delcy Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela em cerimônia conduzida pela Assembleia Nacional.assume presidência interina da Venezuela com apoio das Forças Armadas após prisão de Nicolás Maduro.
Delcy Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela em cerimônia conduzida pela Assembleia Nacional.assume presidência interina da Venezuela com apoio das Forças Armadas após prisão de Nicolás Maduro. - (Foto: Federico Parra/AFP)

Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela nesta segunda-feira (5). Até então vice-presidente do país, ela assumiu o comando do Executivo após o sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores durante uma ação militar dos Estados Unidos em Caracas.

Canal WhatsApp

A cerimônia de posse foi conduzida por Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional e irmão da nova presidente interina. O ato ocorreu em meio ao agravamento da crise política e diplomática envolvendo o governo venezuelano e Washington.

Em seu discurso, Delcy Rodríguez afirmou assumir o cargo em um momento de dor e tensão nacional. Ela fez referência direta à ofensiva militar norte-americana e ao que classificou como uma agressão ilegítima contra o país.

“Venho com tristeza pelo sofrimento infligido ao povo venezuelano após uma agressão militar ilegítima contra nossa pátria”, declarou, com a mão direita levantada durante o juramento. “Venho com tristeza pelo sequestro de dois heróis.”

A posse ocorre enquanto a Venezuela busca apoio internacional e leva o caso ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), onde acusa os Estados Unidos de violar a soberania nacional e normas do direito internacional.

Segundo o governo venezuelano, a ascensão de Delcy Rodríguez à Presidência interina garante a continuidade constitucional do país em meio à ausência forçada de Nicolás Maduro. Ela já havia ocupado cargos estratégicos no governo, incluindo o Ministério das Relações Exteriores e a vice-presidência.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop