
Com técnicas pantaneiras e temperos tradicionais do Centro-Oeste, Gledson Barros, Salmo Soares e Paulo Éder da Cruz representaram Sidrolândia no Campeonato Brasileiro de Assadores, realizado em São Jerônimo (RS) em janeiro deste ano. Os competidores saíram com o título de melhor panceta assada do Brasil, além da terceira colocação na categoria de melhor equipe de assadores do país.
E não para por aí, o grupo, que conta com mais dois integrantes, Fábio Soares e Danilo Cazarin, todos naturais das terras sul-mato-grossenses, garantiu a sexta posição no ranking nacional, consagrando-se como a melhor colocada dentre as equipes do MS. Agora, em fevereiro, a competição aumentou o nível, a equipe Mamutes BBQ, criada em 2025 pelos mesmos, disputará o Campeonato Mundial de Assadores no México durante os dias 17 e 22 de março em Toluca.
Gledson, capitão da equipe, conta que a oportunidade de transformar uma paixão passada de pai para filho em algo profissional é incrível. ‘’Meu carinho pelo churrasco vem desde pequeno, eu aprendi os ensinamentos com meu pai, e em 2020, durante a pandemia, comecei a levar o churrasco para o lado mais profissional’’.
‘’E em 2025 eu e mais quatro amigos, Paulo, Danilo, Salmo, Fábio, resolvemos formar a equipe Mamutes BBQ para competir no Festival Internacional da carne.’’ E completa ‘’Na primeira participação, que ocorreu nesse festival, nós já fomos bem colocados, isso acendeu mais a chama e fez virar algo a mais”.
Durante a terceira edição do Festival Internacional da Carne, realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho em Campo Grande, durante o mês de Setembro de 2025 em Campo Grande, evento de estreia dos amigos, a equipe garantiu a premiação de melhor costela do Brasil, além de marcar presença no top 3 de melhor pescado, e colocou Mato Grosso do Sul no cenário nacional mostrando a força do churrasco pantaneiro.
Para o assador, o tempero e a garra do povo sul mato grossense foram os pontos de virada que garantiram as vitórias ‘’ É uma emoção muito grande poder carregar o nome do nosso estado e do município de Sidrolândia, nós somos filhos dessa terra e onde formos iremos levar o nome e a cultura do nosso churrasco”.
A sequência de vitórias e boas colocações garantiram à equipe o convite mais aguardado, a competição internacional no México, representando não só Mato Grosso do Sul como também o povo brasileiro. Os amigos reconhecem o tamanho da responsabilidade e o aumento das contrariedades na nova fase mas garantem que o sentimento colocado na culinária não muda. ‘’Em outro continente a competição fica mais difícil, são mais de 60 equipes de 15 países, com técnicas diferentes, então temos que ter muito mais cuidado e colocar o coração na hora de assar as proteínas’’.
Depois de mais de doze horas de estrada, a equipe garantiu a premiação de R$500 e o primeiro lugar na categoria de melhor panceta assada do Brasil. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gerson esclarece que independente do resultado no México, o sentimento de superação prevalece. ‘’Não tem outra palavra a não ser superação, estamos superando nossos próprios limites, e chegando onde muitos querem estar’’.
Além do alto nível competitivo de outros países, a equipe também precisa lidar com a questão financeira, o custo total da viagem ultrapassa R$30 mil, incluindo passagens, hospedagem e inscrição no torneio. Para o capitão, a falta de incentivo é a principal adversidade enfrentada. ‘’O maior desafio é conseguir patrocínio em um espaço de tempo tão curto, os preços de passagem variam diariamente, então temos que buscar o mais rápido possível o arrecadamento desses patrocínios para garantir nossas passagens’’.
E ressalta: ‘’O que eu mais queria era apoio para irmos, se tivesse condições de pagar tudo com o nosso próprio dinheiro nós não pediriamos nada a ninguém, mas por enquanto ainda não conseguimos. Por isso aqueles que puderem nos ajudar serão bem vindos’’.
A alternativa encontrada foi a criação de uma rifa de artigos para churrasco, doados por amigos. ‘’Essa ideia surgiu porque percebemos a dificuldade de conseguir ajuda, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, então alguns amigos doaram artigos de churrasco para realizarmos a rifa e arrecadar os valores.’’
Para quem quiser ajudar e ainda concorrer a quase vinte prêmios, entre eles facas de Aço Damasco e outros itens de grandes cutelarias, é só clicar aqui e escolher seus números.

