Na Universidade Anhanguera-Uniderp os futuros jornalistas aprendem e experimentam a teoria e a prática desde as primeiras aulas até o último semestre. O exercício dos conhecimentos é praticado em laboratórios de rádio, televisão, impresso e on-line, montados com toda a infra-estrutura necessária para uma boa aprendizagem.

Com mais de 10 anos de existência, o curso da Universidade Anhanguera-Uniderp é reconhecido por sua tradição. “Temos um corpo docente de alto nível. Nossos professores têm qualificação acadêmica e atuação no mercado de trabalho, o que proporciona um ensino que alia teoria e prática em sintonia com as demandas do mundo globalizado”, destaca o coordenador do curso, professor Cristiano Cupertino. Ele ressalta que anualmente, ainda, são oferecidas pela Universidade oficinas pedagógicas para o aprimoramento da atuação em sala de aula.
“Neste ano, além das disciplinas regulares, vamos oferecer oficinas aos sábados sobre temas variados, contemplando todas as áreas de atuação: rádio, televisão, impresso e webjornalismo”, destaca Cupertino. No ano passado, foram investidos mais de R$ 400 mil reais em equipamentos. Situar, desde cedo, o futuro jornalista em seu campo de trabalho, é um dos meios oferecidos para que o acadêmico exercite seu conhecimento e fortaleça sua visão de mercado.
Reconhecimento
O curso de Jornalismo da Universidade Anhanguera-Uniderp permite a aproximação do estudante com o mercado de trabalho. A TV Pantanal, a Rádio Uniderp FM, o jornal Unifolha - o primeiro jornal-laboratório do MS totalmente colorido - e jornal Unifolha on-line são espaços destinados para a veiculação das produções dos alunos e que extrapolam o âmbito acadêmico, tendo conquistado prestígio junto à sociedade sul-mato-grossense. A prática desenvolvida nesses laboratórios é devidamente supervisionada por professores. “Para a Universidade, o fazer jornalístico tem como princípios básicos a ética e a responsabilidade social”, enfatiza o coordenador do curso. O reconhecimento de trabalhos produzidos no curso de Jornalismo da Instituição pode ser conferido através dos inúmeros prêmios conquistados até o momento. O mais recente deles foi no 3º Festival Universitário Audiovisual – FUÁ 2009, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O curso de Jornalismo da Universidade Anhanguera-Uniderp conquistou o primeiro lugar em duas categorias. O melhor Vídeo Documentário foi para o trabalho inscrito pela egressa Rafaela Gizzi Cassapula, intitulado Inspiração de Safo, e o melhor Vídeo Reportagem Jornalística para o acadêmico do sexto semestre Roberto Belini, intitulado Golfe – Jogo.
Vestibular
Os interessados em fazer o curso de Jornalismo na Universidade Anhanguera-Uniderp podem se inscrever no vestibular agendado. O candidato opta por uma das seguintes datas para realizar as provas – 09/02, 24/02 e 07/03. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do portal www.uniderp.br. A taxa é de R$ 25,00. Informações no fone 0800 941 4422.
