bonito
SOLIDADARIEDADE

CTG e Setlog/MS enviam 45 carretas com doações ao Rio Grande do Sul; campanha continua

Mais de 1.800 toneladas de roupas, alimentos e produtos de limpeza e higiene foram enviados para 27 municípios atingidos.

20 maio 2024 - 19h16Ricardo Eugenio
Balanço das Ações Durante a coletiva de imprensa, Mário Cavinato e Cláudio Cavol apresentaram o balanço das ações em prol dos desabrigados do Rio Grande do Sul, que começou no dia 4 de maio.
Balanço das Ações Durante a coletiva de imprensa, Mário Cavinato e Cláudio Cavol apresentaram o balanço das ações em prol dos desabrigados do Rio Grande do Sul, que começou no dia 4 de maio. - (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (20), durante a coletiva de imprensa, o diretor do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, Mário Cavinato, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de MS (Setlog/MS), Cláudio Cavol, apresentaram o balanço das ações em prol dos desabrigados do Rio Grande do Sul, que começou no dia 4 de maio.

Canal WhatsApp

Segundo Cavinato, mais de 1.800 toneladas de roupas, alimentos e produtos de limpeza e higiene já chegaram a 27 municípios atingidos pelas chuvas no início de maio. Ele afirmou que as arrecadações não têm prazo para terminar. "A parceria com o Setlog/MS foi essencial para que as doações chegassem o mais rápido possível aos desabrigados", disse Cavinato. Ele destacou a mobilização de toda a sociedade e dos voluntários.

 A campanha de arrecadação para os desabrigados do Rio Grande do Sul começou no dia 4 de maio.
A campanha de arrecadação para os desabrigados do Rio Grande do Sul começou no dia 4 de maio.

Cláudio Cavol explicou que das 10 carretas que o Setlog/MS havia disponibilizado, o número foi superado logo nos primeiros dias. "Os caminhões não são apenas de grandes empresários, mas de agricultores e pequenas empresas do Estado também", afirmou Cavol. Segundo ele, apesar das dificuldades para chegar por conta das estradas interditas, a ajuda chegou em tempo recorde. "Algumas duraram três dias, normalmente duraria quatro. Foi muito emocionante não só para gente, mas para os motoristas, que nos relataram que em algumas cidades os caminhões eram esperados logo na entrada no trevo da cidade, sendo recebidos com aplausos."

Cláudio Cavol comentou: "Achamos melhor doar o transporte, que aliás é muito caro. Cada carreta consome muitos recursos de cada empresa, e tanto empresas grandes quanto pequenas ajudaram doando seus caminhões."

Cláudio Cavol, Presidente do SetlogMS
Cláudio Cavol, Presidente do Setlog/MS.

O diretor do Setlog/MS, Gilberto Smozinski, explicou que cada carreta carregada é despachada imediatamente para a estrada. "O objetivo é que as doações cheguem o quanto antes aos desabrigados, por isso, não esperamos formar comboios para sair do estado."

O coronel e coordenador-geral da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan, também participou da coletiva de imprensa e destacou a importância de continuar a ação solidária.

Mário Cavinato informou que a ação começou no dia 5 de maio e, no dia 6, a primeira carreta teve como destino a cidade de Cachoeirinha. Ontem (19), uma carreta foi para a cidade de Portão. No total, 27 municípios receberam doações que saíram de Campo Grande. "Tudo a partir de uma logística de transporte que contou com apoio total do Setlog/MS", disse Cavinato.

Mário Cavinato, Patrão do CTG de Campo Grande
Mário Cavinato, Patrão do CTG de Campo Grande.

Mário Cavinato destacou: "Apenas do CTG Tropeiros da Querência saíram 45 carretas e mais três vans, num total de 10.000 toneladas de produtos materiais que foram doados pelo povo sul-mato-grossense, que deu um show de solidariedade."

Ele ainda afirmou: "Você vê o quanto que o campograndense, o sul-mato-grossense se sensibilizou com esta ação. Então, a gente fica muito feliz e agradecido a cada campograndense. Cada um que entrava aqui na porta se emocionava com tudo."

A ação apoia o povo gaúcho que sofre com as enchentes que já deixaram, até a manhã desta segunda-feira (20), 157 mortos e 88 desaparecidos. Há mais de 581 mil desalojados e quase 77 mil foram para abrigos no Estado. Até o momento, foram resgatadas 882 mil pessoas das áreas de risco e 12.215 animais. Dos 497 municípios do Estado, 463 foram afetados. Dessa forma, o CTG de Campo Grande continua nesta semana a receber donativos.

Mário Cavinato comentou: "Essa semana vamos continuar com os trabalhos, reavaliando na próxima semana, porque temos que ver como será a demanda de entrega e a demanda para encaminhar."

Por enquanto, a organização tanto do CTG quanto de outros pontos de arrecadação, como os comandados pela Defesa Civil, pede uma pausa na doação de roupas e foco em outros tipos de materiais que têm maior necessidade.

Apesar das estradas interditadas, as entregas foram realizadas em tempo recorde, algumas em três dias.
Apesar das estradas interditadas, as entregas foram realizadas em tempo recorde, algumas em três dias.

Prioridades
O coronel Hugo Djan, coordenador-geral da Defesa Civil, disse: "A prioridade agora são gêneros como kit de higiene, escova de dente, pasta de dente, desodorante, absorvente íntimo feminino, para que as pessoas comecem a retornar à sua atividade normal. Também kit de limpeza, balde, rodo, pano de chão, sabão em pó. Nós também precisamos de roupa de cama, colchão, coberta, lençol e, depois, no segundo momento, também água."

Continuidade da Ação Hugo Djan, coordenador da Defesa Civil, reforçou a importância de continuar a ação solidária.
Continuidade da Ação: Hugo Djan, coordenador da Defesa Civil, reforçou a importância de continuar a ação solidária.

Ainda há bastante material a ser enviado para o sul do país, e a parceria com o sindicato das empresas do transporte de carga e logística de Mato Grosso do Sul continua. Para encerrar a coletiva, Mário Cavinato, emocionado, leu um trecho do hino do Rio Grande do Sul: "Mostremos nosso valor. Constância nesta ímpia e injusta guerra. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra."

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas