
Retomadas de obras antigas na educação infantil devem garantir quase 4 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos em Campo Grande até 2026. Iniciadas há mais de uma década e interrompidas desde 2015, essas construções de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) voltaram a ter andamento com recursos assegurados e cronograma definido.

O pacote de investimentos inclui a construção e finalização de 11 unidades escolares, sendo nove Emeis e duas escolas de ensino fundamental, com previsão de entrega nos próximos dois anos. O investimento total ultrapassa R$ 20 milhões.
Ontem (2), a prefeita Adriane Lopes visitou algumas das obras em andamento e destacou que o programa representa a maior retomada já feita na Rede Municipal de Ensino. Segundo ela, a medida busca corrigir um histórico de falta de estrutura nos bairros mais carentes da cidade.
“Estamos entregando mais do que prédios: estamos oferecendo dignidade, acolhimento e oportunidades para famílias que sempre ficaram à margem da educação infantil. Esse é um compromisso com a primeira infância e com a justiça social”, afirmou.
Entre as unidades com entrega prevista para ainda este ano estão as Emeis São Conrado e Oliveira III, com capacidade para 350 crianças cada. Ao todo, serão 700 novas vagas abertas já em 2025.
A Emei Inápolis, nomeada “Dulce Coutrim de Freitas”, foi a primeira a ser concluída e entregue em junho de 2024. A unidade já atende cerca de 200 crianças matriculadas.
Para 2026, outras três unidades estão em construção: Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista. Além delas, duas escolas de ensino fundamental — Celina Martins Jallad e Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão — também fazem parte do cronograma, com obras de ampliação e construção de quadras esportivas.
A Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz, onde a quadra atual não possui cobertura, terá a estrutura reformada e coberta até o ano que vem.
Mais cinco Emeis devem ser entregues até 2026 - Outras cinco creches terão suas obras retomadas e finalizadas até o fim de 2026, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estão na lista as unidades dos bairros Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville — todas com capacidade para 350 alunos. Juntas, essas escolas devem abrir 1.750 novas vagas na rede municipal.
As obras estavam paradas desde os anos de 2015 e 2016 e são retomadas com apoio técnico e planejamento da Prefeitura, que priorizou regiões com maior déficit de atendimento.
Além de ampliar o acesso à educação infantil, as obras geram empregos no setor da construção civil e ajudam a movimentar a economia local. A proposta da gestão municipal é garantir espaços adequados, seguros e acessíveis para o atendimento de crianças em bairros que há anos aguardam infraestrutura educacional básica.
Além do impacto direto na oferta de vagas, as obras também geram empregos no setor da construção civil e movimentam a economia local
