
No último fim de semana em São Paulo, no meio da Fishing Show Brasil 2025 (um dos maiores eventos de pesca e turismo de natureza do país) Corumbá lançou seu maior trunfo: a quarta edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal. O evento será realizado de 4 a 8 de fevereiro do próximo ano, no Rio Paraguai, e marca oficialmente a abertura da temporada de pesca esportiva no município.

A cidade não está apostando pouco. Com 28 barcos-hotéis em operação, alguns com capacidade para até 80 pessoas, Corumbá lidera o segmento de pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” no Pantanal. A estrutura náutica funciona de janeiro até o início de novembro, quando começa a piracema, período de reprodução dos peixes, e inclui pousadas, pesqueiros e operadores turísticos especializados.
O lançamento do festival foi feito em conjunto pela Prefeitura de Corumbá, a Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur) e a Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo). A novidade foi apresentada com apoio de representantes dos ministérios do Turismo, Aquicultura e Pesca, Integração e Desenvolvimento Regional, além da Embratur.
Representantes de Corumbá e do trade turístico de Mato Grosso do Sul durante o lançamento do Festival Internacional de Pesca Esportiva na Fishing Show Brasil 2025, em São Paulo.
“O turismo de pesca esportiva é uma atividade-chave para nosso município, que une emoção, biodiversidade e sustentabilidade”, resumiu Zelinho Carvalho, presidente da Fundtur Pantanal. Ele afirma que Corumbá tem a missão de transformar o festival em uma das maiores competições do país. O empresário Luiz Martins, da Acert, reforçou: “Vamos realizar um grande evento. A decisão de fazer em 2025 foi estratégica para garantir boa divulgação e uma programação mais robusta”.
O festival começou como iniciativa privada, mas agora passa a ser promovido institucionalmente. A edição anterior reuniu pescadores de diferentes estados brasileiros, além de participantes da Argentina, Bolívia e Paraguai.
Enquanto a feira em São Paulo reunia fabricantes de equipamentos, donos de hotéis pesqueiros, guias e influenciadores, o estande de Mato Grosso do Sul, onde Corumbá estava em destaque, chamava a atenção pelas imagens dos rios, dos peixes e da vastidão do Pantanal. O turismo de pesca esportiva, por lá, mistura a adrenalina da fisgada com a contemplação da natureza.
Para Corumbá, é também um negócio. Um mercado em expansão que alia conservação ambiental e geração de renda. E, ao que tudo indica, com cada vez mais barcos no rio.
SERVIÇO - Evento: Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal
Onde: Rio Paraguai – Corumbá (MS)
Quando: 4 a 8 de fevereiro de 2025
Modalidade: Pesque e solte
Estrutura: 28 barcos-hotéis, pousadas e pesqueiros
Organização: Prefeitura de Corumbá, Fundtur Pantanal e Acert
Informações: www.corumba.ms.gov.br
