ribas
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros forma mais de 90 brigadistas indígenas no interior

Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias de Caarapó para atuar em primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios florestais.

10 dezembro 2015 - 14h25DA REDAÇÃO
Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município.
Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município. - Divulgação
Comper

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul concluiu essa semana em Caarapó mais um curso de formação de brigadistas indígenas, para atuação em primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios florestais. Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município.

Será beneficiada com os novos brigadistas uma população de mais de 6 mil índios das etnias Guarani e Kaiowá.

Direcionado a lideranças indígenas, rezadores e população em geral, o curso concluído essa semana está na terceira edição e busca despertar nos participantes o senso de autoproteção e capacitá-los para serem multiplicadores. Nas edições anteriores foram formados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde indígena e agentes de saneamento básico indígena.

De acordo com o major Leonardo Rodrigues Congro, coordenador de Projetos Institucionais do Corpo de Bombeiros, essa é uma ação de uso transversal das noções de Defesa Civil, que visa ainda a redução dos índices de violência entre os indígenas. “A primeira missão Constitucional dos Bombeiros é a prevenção”, enfatiza.

Com o apoio do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Caarapó, o curso que teve duração de 20 horas foi realizado na Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo, com disciplinas teóricas e as instruções práticas nas áreas rurais da aldeia Teyí Kuê.

Mato Grosso do Sul é hoje o segundo estado brasileiro com o maior número de indígenas, com uma população de 73.181 índios de oito etnias. Com mais esta turma, chega a 90 o total de brigadistas indígenas já formados pelo Corpo de Bombeiros em Caarapó. Em 2016 a instituição irá ampliar as ações para as comunidades silvícolas de Amambai e região.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas