
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, esteve em Tóquio neste sábado (23) para uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Durante o encontro, o sul-coreano destacou que, apesar das diferenças históricas e geográficas, os dois países precisam fortalecer os laços de cooperação em áreas de interesse comum.

“O Japão e a Coreia do Sul podem cooperar em muitas áreas, mas também têm conflitos por estarem tão próximos geograficamente”, afirmou Lee, defendendo uma “diplomacia de vaivém” para ampliar o diálogo entre as nações.
Segundo Lee, a instabilidade no comércio internacional e os riscos à segurança reforçam a urgência de colaboração entre os dois países, que compartilham valores e princípios semelhantes. Japão e Coreia do Sul enfrentam ainda pressões comuns ligadas à relação com os Estados Unidos, aliado estratégico de ambos.
A viagem a Tóquio também faz parte da preparação de Lee para sua reunião em Washington, marcada para 25 de agosto, quando encontrará o presidente norte-americano Donald Trump. O encontro deve tratar principalmente de temas ligados ao comércio e à defesa.
