Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de novembro de 2025 - 18h42
aguas
CONCURSOS PÚBLICOS

Governo convoca 3.910 aprovados no CNU 2024 para vagas remanescentes e adicionais

Portaria publicada pelo Ministério da Gestão oficializa chamada para nomeação de candidatos em 21 órgãos federais

26 novembro 2025 - 17h50
Concurso Unificado convocou 3.910 aprovados para reforçar quadro de servidores em 21 órgãos federais
Concurso Unificado convocou 3.910 aprovados para reforçar quadro de servidores em 21 órgãos federais - (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
comper black

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou nesta terça-feira (25) um total de 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024). A convocação inclui candidatos para vagas remanescentes e adicionais não preenchidas nas etapas anteriores do certame, realizado no ano passado.

Canal WhatsApp

Das 3.910 vagas, 1.977 são adicionais em relação às 6.640 previstas originalmente no edital. O restante, 1.933, corresponde a vagas remanescentes. No total, os novos convocados atuarão em 21 órgãos e entidades da administração federal.

A portaria com a lista completa de candidatos convocados e os respectivos cargos será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

Curso de formação será obrigatório para parte dos convocados - Do total de convocados, 2.919 candidatos foram chamados para assumir os cargos de forma imediata. Outros 991 devem passar antes por curso de formação, etapa obrigatória e eliminatória, conforme prevê edital específico.

Os detalhes sobre datas de matrícula, cronograma e realização dos cursos de formação serão divulgados em editais próprios, publicados posteriormente pelo MGI.

Nomeação, posse e exercício: próximos passos - Após a nomeação oficial, os candidatos terão até 30 dias para tomar posse do cargo. Depois disso, devem se apresentar ao órgão de lotação dentro de até 15 dias para início do exercício, etapa que marca o início das atividades no serviço público.

Para assumir o cargo, os aprovados precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, nos termos do estatuto de igualdade
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, militares
  • Ter escolaridade exigida para o cargo
  • Ter ao menos 18 anos
  • Apresentar aptidão física e mental
  • Declarar bens e valores, e informar se ocupa outro cargo público
  • Não estar recebendo seguro-desemprego

Algumas funções exigem ainda documentos adicionais e certidões específicas, como antecedentes criminais.

Orçamento já prevê pagamento dos novos servidores - O MGI informou que as vagas adicionais e remanescentes já estão autorizadas e suas remunerações previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. Com isso, os novos servidores poderão assumir seus postos sem necessidade de ajustes no orçamento da União.

Na primeira edição do Concurso Nacional Unificado, o governo federal ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos, com provas realizadas em 228 cidades brasileiras. Ao todo, 970.037 candidatos se inscreveram na seleção, apelidada de “Enem dos Concursos” por seu modelo centralizado e por buscar maior democratização no acesso ao serviço público.

O sucesso da primeira edição serviu de base para o CNU 2025, que já está em andamento. Neste ano, o processo oferece 3.652 vagas para 32 órgãos públicos. A próxima etapa será a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop