
Prefeito ressalta os avanços no transporte coletivo e projetos de mobilidade - David Majella
“Queremos para Campo Grande um sistema de transporte coletivo ainda mais moderno, ágil, eficiente, seguro e que ofereça conforto e comodidade aos passageiros e essa nova roupagem começa a ser estabelecida”, destacou o prefeito Nelson Trad Filho ao assinar a ordem de serviço que autoriza o Consórcio Guaicurus iniciar a exploração do transporte coletivo. A solenidade - que contou com a presença de autoridades do transporte, conselheiros regionais e representantes das empresas que compõem o consórcio - aconteceu na tarde desta quarta-feira (14.11) no auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês.

O chefe do executivo municipal ressaltou que a nova formatação do sistema de transporte coletivo estabelecida na licitação, concluída em outubro, receberá o suporte de um projeto de modernização do sistema viário e de mobilidade urbana em andamento e que deverá ter continuidade sob pena de se perder recursos já alocados junto ao Ministério das Cidades. “O Plano de Mobilidade Urbana prevê uma série de ações que já estão determinadas e garantidas, inclusive elencadas no site oficial do Ministério das Cidades”, explica Trad Filho.
Nelsinho Trad refere-se aos recursos de R$ 180 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana que vão garantir a construção de corredores exclusivos de ônibus, novas ciclovias e terminais de integração (Tiradentes e São Francisco), construção de viaduto, entre outras ações que vão, além de melhorar a qualidade do transporte coletivo, contribuir para uma melhor mobilidade, evitando pontos de congestionamento em Campo Grande. “Entregamos a cidade preparada para o futuro”, salienta Trad Filho ao se referir à projeto aprovado de mobilidade urbana.
.jpg)
Em contrapartida, caberá ao Consórcio Guaicurus ((Viação Cidade Morena (empresa líder), Viação São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande)) o investimento de R$ 350 milhões ao longo de 20 anos, com a aplicação desses recursos em tecnologia de embarque e desembarque, em uma central de monitoramento com câmeras de vídeo nos ônibus, que terão GPS e com estrutura para atender as pessoas com necessidade especiais. Outro ponto a ser destacado em modernidade consiste na aplicação do nível “Euro 5” de política ambiental. Segundo o representante do Consórcio, João Resende Filho esse último ponto vai permitir a redução de 99% de emissão de gases poluentes.
De imediato o Consórcio colocará em circulação 25 novos ônibus, sendo cinco modelos articulados, mais altos, com novo design e 21 metros de cumprimento. Esses veículos já começam a circular no dia 26 de novembro. Durante o evento, dois ônibus convencionais estiveram em exposição para que o público conheça a nova marca do Consórcio.
.jpg)
Hoje, Campo Grande conta com 550 ônibus do transporte coletivo e saltará para 575 veículos ainda neste ano. De acordo com o diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade Junior por ser um consórcio que reúne quatro empresas, a qualidade dos ônibus e o atendimento aos passageiros terá um padrão. “O Consórcio facilitará o processo por não ter empresas separadas", argumentou.
Durante a solenidade, Nelson Trad Filho lembrou os avanços no transporte coletivo, entre eles o cartão eletrônico. “Após a implantação do cartão, reduzimos a zero o número de assaltos no interior dos ônibus”, concluiu o prefeito ressaltando a evolução na segurança no transporte coletivo.
