BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
TENSÃO INTERNACIONAL

ONU convoca reunião de emergência após incursão russa no espaço aéreo da Polônia

Violação aérea intensifica temores sobre expansão da guerra na Ucrânia e pressiona a Otan a reavaliar sua postura militar na região

11 setembro 2025 - 13h20Pedro Lima*
Polônia restringe tráfego aéreo no leste do país após incursão de drones russos
Polônia restringe tráfego aéreo no leste do país após incursão de drones russos - (Foto: AFP)
ENERGISA

O Conselho de Segurança da ONU irá se reunir em caráter de urgência nesta sexta-feira (12) para discutir a violação do espaço aéreo da Polônia por parte da Rússia. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (11) pelo Ministério de Relações Exteriores polonês, em meio ao aumento das tensões na Europa Oriental.

Canal WhatsApp

A incursão aérea, ocorrida em paralelo aos ataques contínuos da Rússia contra a Ucrânia, elevou os temores de que a guerra — que já dura três anos — possa ultrapassar fronteiras e gerar um conflito de proporções ainda maiores. A Polônia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), considera o episódio uma provocação grave.

Líderes europeus expressaram preocupação diante do que chamaram de “hostilidade crescente” da Rússia em relação aos países da região. A entrada de uma aeronave russa no espaço aéreo polonês é vista como um ato deliberado, que pode obrigar a Otan a rever suas estratégias de defesa e segurança coletiva.

“Essa ação representa uma ameaça inédita ao espaço aéreo da aliança”, declarou uma fonte diplomática europeia. A violação marca a primeira vez que a Otan precisa lidar com uma potencial agressão direta a um de seus membros, desde o início da guerra na Ucrânia.

Os Estados Unidos continuam tentando articular uma solução diplomática entre Moscou e Kiev, mas os esforços até agora não surtiram efeito. A escalada atual lança dúvidas sobre a possibilidade de uma negociação de paz a curto prazo.

Com a guerra se prolongando e os episódios de tensão se multiplicando, como a incursão aérea desta semana, o risco de a guerra se espalhar para outros países europeus se torna mais real, o que colocaria o bloco ocidental diante de um novo patamar de envolvimento militar.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop