
Saiba Mais
Na entrevista concedida pela Secretária de Assistência Social do município de Paranhos, Roseli Maccari, ao programa Conexão 88, da rádio Band FM Paranhos, apresentado por Maurício Silva, na última terça-feira (07) foram discutidos diversos assuntos relacionados às ações e desafios da Secretaria de Assistência Social no município.
Roseli ressaltou a dificuldade e complexidade do trabalho da assistência social, já que lidam diretamente com o povo e suas particularidades, e muitas vezes não conseguem atender a todas as demandas. Ela destacou que é um setor em que é impossível separar o profissional do emocional, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes que precisam de ajuda.

Além disso, a Secretária mencionou a importância do Conselho Tutelar, que faz parte da Secretaria de Assistência Social, e que terá eleições em outubro deste ano. Ela enfatizou a necessidade de ter pessoas dedicadas e empenhadas na função, que tenham amor pelo trabalho e queiram fazer o melhor possível.
Sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Roseli explicou que o serviço oferece diversos programas importantes, como o Bolsa Família, o programa Criança Feliz para gestantes e crianças de 0 a 3 anos.
Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o órgão responsável por atender casos de violência doméstica, violência contra a mulher, abuso infantil, violência contra a criança e o adolescente. A equipe trabalha em sigilo, e a cada 15 dias, nas sextas-feiras, os idosos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso participam de um bailão com música, café da manhã, almoço, jogos, sorteio de prêmios e bingo.
Roseli também explicou o processo de entrega de fichas para a população durante a distribuição de peixes, que neste ano está mais burocrático para evitar fraudes. As entregas estão sendo feitas de forma organizada, com um sistema que permite o controle das fichas entregues.
A Secretária ainda destacou a inauguração da sala de informática no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com 15 computadores adquiridos por meio de uma emenda parlamentar. As crianças terão acesso a oficinas de crochê, bordado, pintura, educação física, jogos e aulas de música. O objetivo é oferecer oportunidades e contribuir para o desenvolvimento das crianças do município.
Em relação à distribuição de peixe e carne para as famílias, a Secretária explicou que o processo de entrega de fichas foi mais burocrático este ano, visando evitar que uma pessoa fique com mais de uma ficha e outra pessoa fique sem. As entregas estão sendo feitas de forma organizada, com um sistema que permite o controle das fichas entregues, garantindo que as famílias mais vulneráveis sejam atendidas.
Ao final da entrevista, a Secretária destacou a importância de valorizar as mulheres, especialmente no Dia Internacional da Mulher, que seria celebrado no dia seguinte. Ela agradeceu a todas as mulheres que fazem parte da sua equipe e que estão nas ruas fazendo um trabalho maravilhoso de casa em casa.
