
Dos dias 25 a 27 de março, Campo Grande será palco de um dos maiores eventos jurídicos do qual se tem notícia no estado de Mato Grosso do Sul. O acontecimento, intitulado Congresso Panthéon Jurídico, reunirá baluartes do Direito Brasileiro, promovendo palestras dos mais variados temas jurídicos.

Os idealizadores do evento, Wilson Victorio Rodrigues e Danilo Elias Pereira, pretendem colocar Mato Grosso do Sul na agenda dos grandes eventos intelectuais do país, reunindo, diante dos profissionais e acadêmicos do estado, não somente grandes personalidades do Direito, mas, sobretudo, momentos de séria reflexão jurídica.
A abertura do Congresso incluirá a inédita palestra do desembargador prof. Guilherme de Souza Nucci. Aclamado dentre a doutrina do Direito Penal e Processo Penal, o jurista é rotineiramente citado em decisões importantes dentro do cenário jurídico brasileiro, como, por exemplo, a Ação Penal 470 (“Mensalão”).
Na sequência, o Congresso promete trazer ao estado um dos advogados de maior sucesso no contexto mercadológico brasileiro, dr. Sérgio Vieira Miranda da Silva. Sócio do Lobo & Ibeas, com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo, sua banca foi agraciada com prêmios de relevo internacional, como o Latin Lawyer 250, colocando a advocacia dentre as 250 melhores da América Latina. O profissional, especialista em Shopping Centers, tratará do tema “O Advogado e o Mercado”.
Já no segundo dia de evento, 26 de março, o ciclo de palestras se iniciará com a aula do Dr. Ricardo Elias Maluf, Sócio-fundador do Maluf & Rodrigues Advogados, com sede em São Paulo. Maluf, advogado de empresas aéreas internacionais, tratará do tema “Concorrência Desleal e Lei Antitruste : o impacto no consumidor.” Em seguida, Campo Grande receberá o famoso jurisconsulto, prof. dr. Ives Gandra da Silva Martins, o qual, diante da atual Operação Lava-Jato, apresentou um longo parecer, de aproximadamente 400 páginas, favorável ao impeachment presidencial. Gandra Martins é autor de mais de trezentos livros no ramo jurídico e, dentre inúmeros títulos, é professor Emérito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Finalizando o segundo dia de evento, haverá um painel de exposição tratando do Novo Código de Processo Civil, a ser conduzido pelo prof. Cassio Scarpinella Bueno, graduado, pós-graduado, mestre, doutor e pós-Doutor em Processo Civil pela PUC/SP.
No último dia de Congresso, 27 de março, ocorrerá a palestra do ex-Presidente do Conselho Federal da OAB, dr. Roberto Antônio Busato, expondo tema vinculado às prerrogativas do advogado e o poder da Ordem dos Advogados do Brasil. Por fim, e marcando o encerramento do grandioso evento, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo será cenário da palestra da Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. A juíza da Suprema Corte, dona de apertada agenda, confirmou presença no Congresso e preferirá aula versando sobre os desafios do STF na efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais.
As inscrições, de R$ 80,00 para acadêmicos e R$ 160,00 para profissionais, podem ser feitas através do site www.pantheonjuridico.com.br. Ao fim, haverá emissão de certificado contemplando todos painéis de exposição, além das horas complementares.
