
O Procon de Bela Vista, a 307 km de Campo Grande, promoveu a primeira Conferência Municipal de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor do Estado. O evento integra a preparação para a conferência estadual, que ocorrerá em novembro, na Capital.

Realizada nos dias 20 e 21 de agosto, a conferência contou com a presença da superintendente do Procon MS, Patrícia Mara da Silva, que abriu os debates abordando proteção contra descontos indevidos e armadilhas de consumo.
Mais de 50 participantes contribuíram com discussões sobre os cinco eixos da Política Estadual de Proteção ao Consumidor: gênero, geração, etnia, raça, pessoas com deficiência e desafios enfrentados pelos fornecedores nas relações de consumo.
A diretora do Procon Bela Vista, Nikely Alves Costa, destacou que o evento reforça a inclusão e o respeito à dignidade das pessoas, permitindo que demandas locais sejam levadas à plenária estadual.
“Estudantes do 2º Ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Ester Silva enriqueceram os debates com experiências pessoais de consumo, especialmente sobre PIX, e cobraram melhorias em serviços essenciais, como água e energia elétrica na comunidade indígena Pirakua. Também manifestaram preocupação com empréstimos e descontos indevidos na aposentadoria de seus avós”, explicou Nikely.
Para o secretário-executivo do Procon MS, Angelo Motti, políticas públicas se fortalecem quando a sociedade participa de sua elaboração e execução. Do encontro em Bela Vista, surgiram 14 contribuições que serão encaminhadas para a etapa estadual.
Outros municípios, como Ivinhema e Campo Grande, já realizaram conferências focadas na proteção de idosos contra golpes e descontos indevidos. Novas etapas em Campo Grande vão priorizar indígenas, pessoas com deficiência e jovens aprendizes.
Suporte e participação
O Procon MS, vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), oferece suporte técnico por meio da Escola do Consumidor, incentivando a realização das conferências e auxiliando universidades, entidades de classe e organizações interessadas.
As etapas municipais e livres seguem abertas à comunidade até o final de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9816 ou pelo e-mail escoladoconsumidor@procon.ms.gov.br.
