
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). As inscrições abrem nesta quarta-feira (2), e seguem até o dia 20, com taxa de R$ 70. A organização do concurso está a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ao todo, são 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Desse total, 2.480 são para contratação imediata e 1.172 para cadastro de reserva. A primeira fase será aplicada em 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Os classificados farão prova discursiva em 7 de dezembro, e a lista preliminar de aprovados será divulgada em 30 de janeiro de 2026.
Os cargos foram divididos em nove blocos temáticos, organizados por áreas semelhantes. Candidatos poderão disputar diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com apenas uma inscrição, e indicar sua ordem de preferência no momento da candidatura.
Segundo o governo federal, 65% das vagas são de ampla concorrência, e o restante foi distribuído entre pessoas negras (25%), com deficiência (5%), indígenas (3%) e quilombolas (2%). O edital completo pode ser acessado aqui.
Oportunidade em Mato Grosso do Sul - Candidatos do Mato Grosso do Sul poderão concorrer ao cargo de Técnico em Atividades de Mineração, oferecido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), dentro do Bloco Temático 9 (B9-02-D).
A vaga exige formação técnica em Mineração, Geologia ou Atividades de Mineração, com diploma reconhecido pelo MEC. O salário inicial é de R$ 8.053,32, com jornada de 40 horas semanais. A atuação será na Região Centro-Oeste, com possibilidade de lotação em MS, Goiás ou Mato Grosso.
As atribuições envolvem apoio técnico especializado nas ações da ANM e assistência às atividades dos Especialistas em Recursos Minerais.
Cronograma do concurso
Inscrições: 2 a 20 de julho de 2025
Pedido de isenção: 2 a 8 de julho
Prova objetiva: 5 de outubro
Convocação para prova discursiva: 12 de novembro
Prova discursiva: 7 de dezembro
Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
Confirmação de cotas e PcD: 8 a 17 de dezembro
Resultado preliminar: 30 de janeiro de 2026
