bonito
Saúde

Como tratar o Reumatismo de Partes Moles: Tendinite, Bursite, Tenossinovite e Entesite

Reumatismos de partes moles são conjuntos de afecções reumáticas que afetam os tecidos periarticulares, como tendões, ligamentos e bursas.
As doenças reumáticas mais conhecidas são: osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral. Quem tem alguma doença reumática pode apresentar dor e calor nas articulações, edema “inchaço”, rigidez matinal, ou seja, dificuldade para movimentar as articulações ao acordar, fraqueza muscular e conforme a patologia, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, emagrecimento e febre.
As bursas têm como função proteger os tecidos moles das proeminências ósseas adjacentes, auxiliando na lubrificação das estruturas articulares.
A bursite ocorre quando há inflamação da bursa, gerando manifestações clínicas em locais diversos, que tem como características comuns dor e disfunção local. As causas mais freqüentes de bursite são as traumáticas, e os locais mais comuns dessas lesões são as bursas olecraniana, pré-patelar, subacromial e trocanteriana. Além do trauma, as bursites podem estar associadas a outras condições clínicas, como doenças metabólicas. Ex: gota e pseudogota, doenças inflamatórias do tecido conjuntivo como artrite reumatóide e processos infecciosos localizados.
Os tendões apresentam como principal função a junção do músculo ao osso; a inflamação aguda ou crônica dos tendões e de suas bainhas é denominada tenossinovite. Ao exame físico, podemos detectar discreto edema e calor local, com crepitação, diminuição de força e espessamento ao longo do curso da unidade musculotendínea comprometida..
A êntese, local de inserção de um ligamento ou músculo no osso, está comprometida numa grande variedade de patologias, pois durante o movimento as ênteses são expostas as grandes sobrecargas mecânicas. Os locais mais acometidos pelos traumas diários e movimentos repetidos que levam a quadros de entesites são o epicôndilo lateral do úmero, o epicôndilo medial, a tendinite da pata de ganso, tendinite calcaneo e entre outras.
No tratamento das doenças reumáticas, a fisioterapia proporciona ao paciente uma reeducação física e funcional através do alívio da dor e da rigidez articular, da recuperação dos movimentos, do reforço e do relaxamento muscular, da prevenção ou tratamento das deformidades e, quando o paciente já apresentar seqüelas definitivas, auxilia na reabilitação profissional, desenvolvendo ao máximo o potencial residual existente, adaptando este paciente às novas condições de vida.
Todo o tratamento com fisioterapia deve ser baseado em uma abordagem global, atendendo e assistindo o paciente integralmente, com o objetivo de propiciar uma reabilitação mais completa e abrangente, em âmbito físico, psíquico, social e emocional, melhorando, significativamente, a qualidade de vida desses pacientes.

Canal WhatsApp Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop