
O Mato Grosso do Sul registra uma queda de 98,8% nos incêndios no Pantanal e 61,2% no Cerrado entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução, impulsionada por melhores condições climáticas, é resultado do esforço contínuo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) no combate e prevenção de incêndios florestais, que seguem com o foco em proteção e pronta resposta.

Mesmo sem grandes incêndios até o momento, a Operação Pantanal 2025 segue ativa, com o CBMMS mobilizando mais de 100 bombeiros em todo o Estado. A operação é realizada em 230 dias consecutivos, com a realização de 197 ações de combate, 484 monitoramentos e a formação de 762 brigadistas.
Corpo de Bombeiros reforça combate a incêndios em MS com queda expressiva no número de focos - (Fotos Internas: CBMMS)
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a área queimada no Pantanal caiu de mais de 805 mil hectares em 2024 para apenas 13,5 mil hectares este ano. O major Eduardo Teixeira, da Diretoria de Proteção Ambiental, destaca que as condições climáticas favoráveis e a ausência de ondas de calor, que aceleram a propagação das chamas, contribuíram para a diminuição dos focos de incêndio.
Ainda assim, o CBMMS continua vigilante. Equipamentos extras, viaturas e equipes estão posicionadas em locais estratégicos, como no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, para garantir uma resposta mais rápida e eficiente em caso de novos focos.
A previsão de chuvas para o Pantanal, com a chegada de uma frente fria, deverá aliviar o risco de novos incêndios. O Cemtec aponta que a umidade relativa do ar na região, que estava entre 8% e 15%, tem subido, o que também reduz as chances de propagação das chamas. O meteorologista Vinícius Sperling destaca que a ausência de ondas de calor neste ano foi fundamental para a redução dos incêndios.
A descentralização das ações tem sido um diferencial. O aumento do efetivo e a presença de brigadistas nas bases avançadas e quartéis das cidades de Dourados, Maracaju, Corumbá, Miranda, Três Lagoas, entre outras, contribuem para uma resposta mais rápida e eficaz nas ocorrências de incêndios florestais.
A Operação Pantanal 2025, realizada pelo CBMMS, já ocorre há 230 dias, com 111 bombeiros mobilizados até agora
O CBMMS também realizou ações de geomonitoramento e planejamento de operações, sempre com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e proteger os biomas de Mato Grosso do Sul.
Com o apoio da Operação Pantanal 2025, os bombeiros se preparam para o seguimento da temporada de incêndios com uma estrutura sólida de mais de 100 militares prontos para agir a qualquer momento. O major Teixeira ressalta que a operação é planejada de acordo com o risco observado de incêndios, mantendo o Estado preparado para emergências.
