1º Encontro Regional MIDIACOM MS
CONSELHO TUTELAR

Posse histórica de 40 conselheiros tutelares marca o início de novo quadriênio em Campo Grande

As regiões do Prosa, Anhanduizinho e Imbirussu serão beneficiadas com o aumento do número de conselheiros

10 janeiro 2024 - 19h30Marcos Melo
Posse histórica de 40 conselheiros tutelares marca o início de novo quadriênio em Campo Grande
Posse histórica de 40 conselheiros tutelares marca o início de novo quadriênio em Campo Grande - (Foto: Ana Paula Fernandes)

Canal WhatsApp

Em uma cerimônia histórica realizada no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) nesta quarta-feira (10), a capital sul-mato-grossense reforçou seu compromisso com a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes. Liderados pela prefeita Adriane Lopes, os 40 membros titulares e suplentes dos Conselhos Tutelares foram empossados para o quadriênio 2024/2027.

Essa ação representa um aumento expressivo de 60% no efetivo, beneficiando as regiões do Prosa, Anhanduizinho e Imbirussu e também reflete a escolha desses dedicados defensores da infância através de votação pública realizada em 56 zonas eleitorais, tanto urbanas quanto rurais, no último 1° de outubro.

Na avaliação do presidente da Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul, Adriano Vargas, a posse dos 40 conselheiros e o anúncio da inauguração de mais três Conselhos representam um avanço na proteção da criança e do adolescente. "Com isso, temos um aumento de 60% no efetivo de conselheiros tutelares à disposição das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Certamente, é um avanço para todos na nossa Capital", afirmou Vargas, que foi reeleito para o novo mandato.

Maria Suenia de Lima Romeiro, de 45 anos, foi oficialmente empossada e destaca sua experiência no trabalho com a população ao longo de vários anos. Animada com a posse, ela assegura que dará o melhor de si para atender às necessidades das crianças e adolescentes. "Eu já fui presidente de bairro, já fui presidente do Instituto Mirim e sempre fiz um trabalho social na comunidade. Com a graça de Deus, vamos fazer um bom trabalho pelas nossas crianças."

Maria Suenia de Lima RomeiroMaria Suenia de Lima Romeiro - (Foto: Ana Paula Fernandes)

Larissa Abdo Corrêa, de 25 anos, é psicóloga e possui especialização em psicologia jurídica e sistemas de garantias de direitos da criança e do adolescente. Ela ressalta que sua formação será de grande auxílio no desempenho das funções como conselheira. "Ser conselheira para mim sempre foi um propósito de vida. É uma missão, e quero desenvolver um trabalho na prevenção da violação de direitos, da violência, não ficando apenas no trabalho emergencial, mas focando na prevenção. Quero atuar com as famílias e a comunidade."

Larissa Abdo CorrêaLarissa Abdo Corrêa - (Foto: Ana Paula Fernandes)

Daniel Castro Lima, de 42 anos, é enfermeiro e tem uma extensa experiência na área da saúde. Ele menciona que, com sua experiência no atendimento humanizado a crianças e adolescentes, o trabalho como conselheiro será mais eficaz. "Estou no primeiro mandato e foi muito motivador ser eleito e agora empossado. Podemos proporcionar às crianças e adolescentes a garantia dos direitos. Vamos reforçar esse time que já realiza um trabalho maravilhoso. Minha área de atuação é a saúde, e tenho uma bagagem sólida para desempenhar com segurança as funções do cargo."

Daniel Castro LimaDaniel Castro Lima - (Foto: Ana Paula Fernandes)

A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância de trabalhar com parcerias e diálogos adequados para solucionar as demandas da sociedade, resultando em um melhor serviço público. Para ela, a função dos conselheiros é essencial para o futuro das crianças e adolescentes. "Vejo a função do conselheiro tutelar como uma missão de proteção. Estarei empenhada em caminhar junto com vocês para avançarmos em nossa cidade em todas as esferas de atuação. Destaco que aumentar a rede de proteção é fundamental para garantir essa proteção. A pauta 'crianças e adolescentes' é uma prioridade em nossa gestão e deve ser prioridade de todos. Precisamos de prevenção, e o papel dos conselheiros é fundamental."

A prefeita de Campo Grande, Adriane LopesA prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes - (Foto: Ana Paula Fernandes)

O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande (CMDCA), Márcio Benites, destaca que a eleição não foi fácil, mas termina grandiosamente com a "coroação" dos 40 conselheiros. "Nossas crianças estarão bem cuidadas com todos os nossos conselheiros. Não é uma área fácil, mas é muito gratificante. Desejo boa sorte a todos vocês."

Márcio Benites, vice-presidente do CMDCAMárcio Benites, vice-presidente do CMDCA - (Foto: Ana Paula Fernandes)

O Promotor de Justiça, Nicolau Junior, enfatiza que os empossados devem priorizar acima de tudo o cuidado com as crianças, deixando de lado crenças pessoais e ideológicas. "Quero destacar a importância do trabalho dos conselheiros e afirmar que os direitos da criança e do adolescente devem sempre estar em primeiro lugar."

Os Conselheiros Tutelares eleitos exercerão um mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 de janeiro de 2024, até 10 de janeiro de 2028. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, responsável pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

*Com informações da Prefeitura de Campo Grande.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas